SeleÃÃo de famÃlias vs. seleÃÃo clonal nas fases iniciais do melhoramento da batata. / Family versus clonal selection in early stages of potato breeding

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Em programas de melhoramento de batata à comumente empregada a seleÃÃo clonal, que consiste em um ou mais cruzamentos biparentais com seleÃÃo de clones individuais em sucessivas fases de seleÃÃo. Nesta primeira seleÃÃo normalmente se utiliza o delineamento de blocos aumentados devido ao elevado nÃmero de genÃtipos a serem avaliados e ao baixo nÃmero de material propagativo disponÃvel. Este mÃtodo apresenta baixa eficiÃncia e grande custo de experimentaÃÃo, podendo ser descartados clones superiores nesta etapa. Devido a isso, o presente trabalho teve por objetivo comparar a eficiÃncia da seleÃÃo de famÃlias em relaÃÃo à seleÃÃo clonal com o auxilio da metodologia dos modelos mistos (REML/BLUP). Para isso foi montado um experimento em blocos aumentados para conduzir a seleÃÃo clonal e outro em DBC para a seleÃÃo de famÃlias, este Ãltimo plantado em dois locais e com parcelas compostas de 10 clones diferentes da sua referente famÃlia. Em um segundo etapa, os clones selecionados pelo mÃtodo clonal foram avaliados em DBC em Lavras, assim como os selecionados pelo mÃtodo de famÃlias. O ordenamento foi feito pelo Ãndice de seleÃÃo baseado na distÃncia mÃdia Euclidiana e os valores genotÃpicos preditos. Para comparaÃÃo entre os dois mÃtodos foi realizada a contagem das coincidÃncias entre os 50 melhores indivÃduos dos dois experimentos da segunda etapa de seleÃÃo. As principais conclusÃes obtidas deste trabalho foram: i. A intensidade realizada nos experimentos de blocos aumentados deve ser branda (50%) para que nÃo sejam descartados clones superiores. ii. A seleÃÃo de famÃlias foi eficiente em identificar 68% dos 50 clones selecionados pela seleÃÃo clonal e 90% entre os 20 clones selecionados. iii. A seleÃÃo de famÃlia apresenta uma vantagem adicional por oferecer um menor custo de experimentaÃÃo, possibilidade de avaliaÃÃo em locais e/ou safras e o uso de delineamentos com repetiÃÃes.

ASSUNTO(S)

solanum tuberosum l. melhoramento vegetal genetic breeding melhoramento genÃtico seleÃÃo precoce reml/blup reml/blup early selection solanum tuberosum l.

Documentos Relacionados