Segmentação Cognitiva e o Uso de Sistemas de Memória de Tradução:uma análise do processo tradutório de tradutores profissionais nos pares lingüísticos alemão-português e inglês-português

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/11/2009

RESUMO

Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do projeto SEGTRAD (Segmentação Cognitiva e Sistemas de Memória de Tradução) e vinculada ao LETRA (Laboratório Experimental de Tradução) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, investiga o impacto exercido por um Sistema de Memória de Tradução (SMT) na segmentação cognitiva de 12 tradutores profissionais, nos pares lingüísticos alemão-português e inglês-português. Os dados foram coletados de acordo com a metodologia de triangulação de dados do processo tradutório (JAKOBSEN, 1999; ALVES, 2001, 2003), que combina o uso de diferentes ferramentas de elicitação de dados, complementares entre si. Foi utilizado o programa Translog a fim de se investigar o processo de segmentação cognitiva espontânea de tradutores profissionais. O programa Camtasia também foi utilizado para coletar dados processuais desses mesmos tradutores, obtidos quando traduziam com auxílio de um Sistema de Memória de Tradução (SMT). Com base no modelo de análise de pausas proposto por Schilperoord (1996) e na taxonomia para a classificação de segmentos de Dragsted (2004), foi analisado o efeito da inserção de um SMT no processo tradutório de tradutores profissionais, tendo-se em vista a distribuição das fases do processo tradutório (JAKOBSEN, 2002; 2003; ALVES, 2003; 2005) e a segmentação (DRAGSTED, 2004), no que diz respeito à natureza dos segmentos, ao tamanho dos segmentos e à duração das pausas. Os dados apontam aumento do tempo despendido na fase de orientação inicial e redução do tempo despendido na fase de revisão final com o uso do SMT. Os resultados também indicam que a inserção do SMT pode afetar a segmentação cognitiva dos tradutores no que se refere à segmentação do texto em níveis superiores de processamento, sobretudo em unidades transentenciais, demonstrando a otimização do processo tradutório em decorrência da utilização do SMT. Com relação ao tamanho dos segmentos, observa-se a tendência de redução do tamanho médio dos segmentos quando da inserção do SMT. No que concerne à duração das pausas vinculada a cada categoria, verifica-se aumento na média de duração de pausa associada às categorias de ordem superior e redução na média de duração de pausa atrelada às categorias de ordem inferior, indicando que o SMT leva os tradutores a mudar o padrão de duração de pausa verificado em circunstâncias naturais.

ASSUNTO(S)

tradução e interpretação teses. cognição teses. lingua alemã traduções para o português teses. lingua inglesa traduções para o portugues teses. tradutores (programas de computador) teses. lingüística teses.

Documentos Relacionados