SEAxM: simulador de embate aeronave versus sistema de defesa aÃrea.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Esta dissertaÃÃo trata sobre a implementaÃÃo de um simulador no qual seja possÃvel gerar cenÃrios de combate entre aeronaves e sistema de defesa aÃrea, atravÃs do uso de um ambiente para criaÃÃo de jogos 2D.O SEAxM, Simulador de Embate Aeronave versus Sistema de Defesa AÃrea, sistema desenvolvido ao longo deste trabalho, permite a criaÃÃo de cenÃrios onde uma aeronave de combate amiga, devidamente armada e capacitada com algumas contramedidas eletrÃnicas, tenta penetrar num territÃrio inimigo, protegido por radares e lanÃadores de mÃsseis terra-ar (ou SAM - Surface-to-air missiles). Como se vÃ, primariamente, estaremos considerando missÃes ofensivas, no entanto, obviamente, o SEAxM permite simulaÃÃes e anÃlises do ponto de vista defensivo.Serà mostrado como o SEAxM integra-se com outros softwares, como o MS Access  e o Arena Input Analyzer Â, permitindo prospecÃÃes e anÃlises estatÃsticas sobre possÃveis situaÃÃes reais de combate e seus desdobramentos, permitindo ao Comando AÃreo conhecer a realidade de sua forÃa aÃrea e de, consequentemente, tomar decisÃes mais acertadas. Implementado utilizando-se o software Game Maker 4.1, o SEAxM à bastante flexÃvel, permitindo ao usuÃrio que, atravÃs da alteraÃÃo de diversos parÃmetros, possa fazer toda sorte de baterias de testes e analisar os resultados colhidos ao longo da simulaÃÃo.Por fim, à efetuado um estudo de caso atravÃs de bateria de simulaÃÃes a fim de se descobrir a influÃncia, sobre o desempenho da missÃo, do parÃmetro velocidade da aeronave.

ASSUNTO(S)

estratÃgia militar combate operaÃÃes militares programas de aplicaÃÃo (computadores) simulaÃÃo computadorizada estudo de casos defesa aÃrea programaÃÃo matemÃtica aeronaves de ataque

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