Scientificizing McLuhan: predicates of man-machine coupling, the triplex isomorphism hypothesis, and its aesthetic consequences

AUTOR(ES)
FONTE

ARS (São Paulo)

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/05/2019

RESUMO

RESUMO Na obra Leis da Mídia, escrita com seu filho Eric, Marshall McLuhan pretendeu atribuir um status científico às suas ideias, apresentando seu modelo em Tétrade e oferecendo vários exemplos de sua aplicação. O mcluhanismo enfatiza fortemente o viés perceptual específico da ecologia da mídia; autores como Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers e Andy Clark nos permitem associá-lo à pesquisa sobre consciência e cérebro das últimas décadas. Se a mídia cria uma experiência relacionada ao seu contexto epistêmico, é possível analisar formas de acoplamento homem-máquina - especialmente na cultura digital - ao examinar a hipótese de um tríplice isomorfismo entre , que transformaria o mcluhanismo em ciência dura. Aspectos desta hipótese são discutidos, juntamente a outros problemas relacionados à criação de obras de arte contemporânea.ABSTRACT In Laws of Media, written with his son Eric, Marshall McLuhan aimed to assign scientific status to his ideas, presenting his Tetrad model and offering several examples of its application. Mcluhanism places great emphasis on media ecology specific perceptual bias; authors such as Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana, Francisco Varela, David Chalmers and Andy Clark allow us to bridge it to the research on consciousness and brain carried through the last decades. If media creates an experience related to its epistemic context, it is possible to approach the forms of human-machine coupling - especially in digital culture -, by examining the hypothesis of a triplex isomorphism between that would turn mcluhanism into hard science. This hypothesis’ aspects are discussed, alongside further problems related to contemporary artwork creation.

Documentos Relacionados