School motivation and the playfull : the RPG game as a pedagogical strategies for the education of History / Motivação escolar e o ludico : o jogo RPG como estrategica pedagogica para ensino de Historia

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

: Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de Campinas-SP, no período compreendido entre 2005 e 2008. O objetivo da pesquisa consistiu na aplicação de uma estratégia de ensino na disciplina de História, baseada no jogo RolePlayingGame (RPG), em uma sexta série do ensino fundamental. A avaliação dessa estratégia foi baseada nos pressupostos teóricos da motivação intrínseca/extrínseca e das metas de realização no contexto escolar. A metodologia foi embasada na pesquisa-ação dado o duplo papel da autora como professora e pesquisadora. Os dados foram coletados através dos registros da pesquisadora, Histórias e fichas dos personagens produzidas pelos alunos, e os resultados da avaliação dissertativa. A conclusão principal foi do caráter motivador do jogo RPG para o ensino de História, também aponta para um incremento das metas motivacionais aprender e performance-aproximação nos alunos jogadores de RPG. Abstract : This research was developed, from 2005 to 2008, in a school of the municipal public system of Campinas-SP. The purpose of the research consisted on the application, in a sixth grade class, of a teaching strategy for the teaching of Histoty based on the RPG game. The evaluation of the teaching strategy was based on the motivation theory, especially on intrinsic/extrinsic motivation and achievement motivation in the school context. The research methodology was based research-action due to the double role of the author as teacher and researcher. The data were collected through the registries of the researcher, interviews with teachers, questionnaires with students and the results of the written evaluation. As conclusion, it was found the motivational character of RPG game for the teaching of History and also it points to an increase of motivational targets as learning and performance-approximation for the students who played the game.

ASSUNTO(S)

motivação na escola playfull education methodology estrategias de aprendizagem school motivation methodology of teaching history ensino de historia - metodologia learning strategies ludico metodologia do ensino

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