Saúde em jogo: atores e disputas de poder na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

AUTOR(ES)
Baird, Marcello Fragano
FONTE
Editora FIOCRUZ
DATA DE PUBLICAÇÃO
2020
RESUMO
O livro faz uma incursão no presidencialismo de coalizão do Brasil e revela, por meio de dados de doações de campanhas, indicações, laços pessoais e de análise de normas regulatórias, como as conexões políticas e econômicas determinaram as disputas internas e os rumos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulação dos planos de saúde no país, no período 2000-2017. Escrita pelo cientista político Marcello Baird, a obra é fruto da tese de doutorado do autor, defendida no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), em 2017. Baird faz uma reconstituição da história da ANS, desde o ano de 2000, aprofundando o olhar sobre questões como o financiamento de campanha por parte de empresários, suas redes de influência e contatos, os políticos financiados pelas operadoras dos planos de saúde, além de outros atores que atuam na área de saúde nas instâncias governamentais, tanto no Executivo como no Legislativo.
ACESSO AO ARTIGO
http://books.scielo.org/id/2cc7tDocumentos Relacionados
- Da Hegemonia Sanitarista ao Predomínio Liberal: Investigando os Fatores que Impediram uma Inflexão Liberal na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) (2004-2014)
- A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS: onze anos de regulação dos planos de saúde
- A regulação no mercado de planos de saúde: a ação do consumidor e a estratégia da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS
- 6. Redes de influência e jogo político na segunda década da Agência Nacional de Saúde Suplementar: o predomínio liberal (2010-2017)
- 5. Redes de influência e jogo político na primeira década da Agência Nacional de Saúde Suplementar: a hegemonia sanitarista (2000-2009)