SÃntese, CaracterizaÃÃo e LiberaÃÃo de Troxerutina por SBA-n/MCM-41/Argila Montmorilonita/HidrogÃis. / Synthesis, characterization and release by Troxerutin SBA-n/MCM-41/Clay Montmorillonite / Hydrogels.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/10/2009

RESUMO

Os materiais mesoporosos ordenados, como MCM-41 e SBA-15, a argila montmorilonita e os hidrogÃis estÃo dentre os excipientes mais estudados, pesquisados e utilizados em tecnologia farmacÃutica, uma vez que sistemas de liberaÃÃo controlada de fÃrmacos tÃm crescido nos Ãltimos anos devido Ãs vantagens econÃmicas e aos grandes benefÃcios terapÃuticos. O presente trabalho teve como objetivo sintetizar os materiais mesoporosos SBA-15 e MCM-41 a partir de copolÃmeros triblocos, realizando um estudo comparativo de liberaÃÃo do fÃrmaco troxerutina entre os materiais mesoporosos com a argila montmorilonita e os hidrogÃis. Os materiais mesoporosos foram sintetizados, calcinados, modificados com quitosana e incorporados`a troxerutina para ser caracterizados por difraÃÃo de raios-X, adsorÃÃo de gases, anÃlise termogravimÃtrica (TG) e espectroscopia de absorÃÃo na regiÃo do infravermelho (FTIR). A argila montmorilonita, os hidrogÃis poliacrilamida (PAM) e a bentonita (BENPG10), depois de hidrolisados, foram incorporados ao fÃrmaco e caracterizados por espectroscopia de absorÃÃo na regiÃo do infravermelho (FTIR) e difraÃÃo de raios-X. Estudos de raios-X permitiram caracterizar o material poroso sintetizado como pertencente à classe dos mesoporosos e que a argila intercalou o fÃrmaco em suas lamelas. Estudos de espectroscopia de absorÃÃo na regiÃo do infravermelho (FTIR) permitiram caracterizar os grupos funcionais da rede sÃlica, da quitosana e da troxerutina presente nos mesopororos. A anÃlise termogravimÃtrica (TGA) mostrou que a decomposiÃÃo do direcionador estrutural ocorre nos materiais em temperaturas inferiores a 500 ÂC. A adsorÃÃo de gases evidenciou as modificaÃÃes na Ãrea superficial e no diÃmetro de poros pela presenÃa do fÃrmaco e quitosana. Os estudos de liberaÃÃo evidenciaram que a taxa de liberaÃÃo possui diferentes comportamentos de acordo com a matriz e o meio utilizado.

ASSUNTO(S)

quimica inorganica mesoporosos sba mcm argila troxerutina mesoporous sba mcm clay troxerutin hidrogÃis porosidade tensoativos

Documentos Relacionados