Rural development and modal to women participation in organizing a social movement - The Crabi case - Paranà / Desenvolvimento rural e gÃnero: a participaÃÃo das mulheres na organizaÃÃo de um movimento social â o caso da Crabi â PR.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo compreender em que medida a participaÃÃo das mulheres na organizaÃÃo e direÃÃo de um movimento social â Crabi â contribui para a alteraÃÃo das relaÃÃes de gÃnero, tradicionalmente existentes no campo, bem como na divisÃo sexual do trabalho, na estrutura familiar e na definiÃÃo das atividades principais de produÃÃo tidas como pluriativas. Neste sentido, o trabalho busca examinar o processo de construÃÃo do movimento social da Crabi, bem como do nÃcleo de mulheres que se constitui tambÃm num movimento social, uma vez que as mulheres buscam no nÃcleo um suporte para entenderem melhor sua posiÃÃo tanto na famÃlia como tambÃm na sociedade. E, ao examinar tal processo, buscou-se tambÃm analisar a relevÃncia do trabalho, sob a Ãtica de gÃnero, e entender como as relaÃÃes sÃo percebidas no movimento da Crabi. Para tanto, este trabalho parte do embasamento teÃrico acerca dos novos movimentos sociais, dentre eles o movimento feminista e a problematizaÃÃo sobre as relaÃÃes de gÃnero, buscando inserir estas noÃÃes na noÃÃo de agricultura familiar e pluriatividade para poder entender os fatores que levam ao fenÃmeno do desenvolvimento. A partir deste estudo, os resultados da pesquisa apontaram que, a participaÃÃo das mulheres no movimento social contribui positivamente na estrutura econÃmica e social das famÃlias analisadas.

ASSUNTO(S)

movimentos sociais relaÃÃes de gÃnero economia agraria desenvolvimento rural pluriactivity rural development pluriatividade social movements gender relation

Documentos Relacionados