Revolução feminina silenciosa : a universitária católica recifense e a construção de uma nova identidade psicossocial e ético-religiosa

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A presente dissertação tem como objetivo geral detectar e analisar a construção de uma nova identidade psicossocial e ético-religiosa feminina, através da vivência e das representações que a universitária católica recifense faz sobre as orientações do magistério da Igreja Católica concernentes à mulher diante os desafios do mundo contemporâneo. O trabalho visa resgatar as principais orientações da Igreja sobre mulher depois do Concílio Vaticano II, levantar dados sobre a realidade da mulher brasileira nos campos de corporeidade, sexualidade e saúde reprodutiva e confrontar o magistério da Igreja com a espiritualidade vivenciada pela mulher ante os desafios que enfrenta hoje. A hermenêutica de gênero é usada como instrumento de interpretação na análise do magistério da Igreja e dos resultados da pesquisa. As duas instituições de ensino superior (IES) de orientação religiosa católica, a Universidade Católica de Pernambuco (CATÒLICA) e a Faculdade Frassinetti de Recife (FAFIRE), participantes da pesquisa de campo, colaboraram na verificação, junto às suas alunas católicas, da construção da sua identidade psicossocial e ético-religiosa e da vivência da sua espiritualidade feminina. Como parte da metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário fechado de 31 questões a uma amostra aleatória de um total de 178 universitárias, das duas IES. Houve análises quantitativa e qualitativa de dados, com a proposta de posterior transferência de resultados às IES e outras instituições/conselhos interessados no tema. Os resultados demonstram os elementos constitutivos da nova identidade da universitária católica recifense nos aspectos psicológico, social, ético-religioso e cultural no enfrentamento de desafios contemporâneos diante do Magistério da Igreja Católica podem contribuir para estimular a reflexão sobre possíveis estratégias integradoras da vivência da nova identidade psicossocial e ético-religiosa feminina na mesma.

ASSUNTO(S)

teologia dissertation church - teaching office christianity religious pluralism mulheres - identidade cristianismo pluralismo religioso dissertações women - identity igreja - magistério women - religious life - recife (pe) mulheres - vida religiosa - recife (pe)

Documentos Relacionados