Revisão sistemática da literatura sobre estudos que avaliam qualidade de vida em pessoas com transtornos alimentares. / Systematic literature review of studies assessing quality of life in people with eating disorders.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Objetivo: fazer uma revisão sistemática dos estudos que avaliam qualidade de vida (QV) em pessoas com transtornos alimentares (TA). Método: foram realizadas buscas bibliográficas em seis bases de dados (MEDLINE, EMBASE, LILACS, PSYCINFO, Cochrane Depression, Anxiety and Neurosis Group Database Trials e Cochrane Library) e buscas manuais em duas revistas (The International Journal of Eating Disorders e Quality of Life Research: An International Journal of Quality of Life Aspects of Treatment, Care and Rehabilitation), abrangendo o período de janeiro/1975 até junho/2008. Todos os estudos que avaliaram QV ou qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) nos TA através de instrumentos validados, genéricos ou específicos para transtornos alimentares, foram objeto desta revisão. Os estudos com amostras clínicas e revisões sistemáticas foram avaliados e classificados de acordo com as diretrizes do NHMRC additional levels of evidence and grades for recommendations STAGE 2 CONSULTATION. A avaliação de estudos com amostras populacionais foi baseada no guideline de avaliação de estudos de prevalência do Evidenced-Based Mental Health (EBMH). Estudos qualitativos foram avaliados de acordo com os critérios desenvolvidos pelo Evidence-Based Medicine Working Group para estudos qualitativos, e os estudos de validação de instrumentos de QV específicos para transtornos alimentares foram avaliados com base nos critérios desenvolvidos pela Scientific Advisory Committee of the Medical Outcomes Trust. Resultados: as estratégias de busca forneceram um total de 29.537 referências. A leitura dos títulos permitiu a exclusão da maior parte dos artigos, de tal forma que 2.758 resumos foram avaliados mais detalhadamente. Posteriormente, 173 artigos foram analisados, gerando a inclusão de 41 estudos nesta revisão. Discussão: de modo geral, os estudos revelam prejuízos na QV de pacientes com TA. A avaliação da QV em sujeitos com transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) apresenta resultados mais concordantes. Há pouca evidência e discussão para sujeitos com bulimia nervosa (BN) e, em sujeitos com anorexia nervosa (AN), a avaliação requer cautela. A maior parte dos estudos utilizou instrumentos genéricos na avaliação da QV e quatro instrumentos de QV específicos para TA estão em fase de validação. Conclusões: embora existam crescente interesse e aumento nas pesquisas sobre QV e TA, os resultados desta revisão apontam predominância de estudos de corte transversal, estudos com amostras pequenas, estudos populacionais sem controle de variáveis confundidoras e poucos estudos de validação de instrumentos específicos, o que limita a generalização dos resultados encontrados. Assim sendo, novas pesquisas que levem em conta os aspectos citados são necessárias para melhor delineamento do problema e de sua forma de avaliação.

ASSUNTO(S)

systematic literature review studies assessing quality of life 1. transtornos alimentares 2. qualidade de vida 3. revisão 4. métodos de avaliação psiquiatria

Documentos Relacionados