Retratos do exílio : experiências, solidariedade e militância política de esquerda na fronteira Livramento/Rivera (1964-1974)
AUTOR(ES)
Marlon Gonsales Aseff
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta pesquisa aborda as experiências de militantes políticos, exilados na cidade de Rivera, e sua cidade gêmea, Santana do Livramento, na fronteira Brasil-Uruguai. Trata dos modos de sobrevivência e de solidariedade vivenciados por esse grupo, bem como as negociações com o poder ditatorial estabelecido a partir de 1964, e a militância política de resistência constituida a partir daquele território. Para tanto, utilizou-se da História Oral e de embasamentos da Micro-História na reconstituição do cotidiano daquela região em um período de 10 anos a partir de 1964. Por esta fronteira passaram militantes de expressão política naquele momento e que viriam a consolidar suas lideranças posteriormente, com a redemocratização do país. Ali se estabeleceu um território permeado pela solidariedade, onde ativistas e a população local trocaram experiências e partilharam momentos de tensão e esperança.
ASSUNTO(S)
ditadura e ditadores solidariedade história ativistas pelos direitos civis - brasil - uruguai exilio historia
Documentos Relacionados
- A Ditadura Civil-militar no Brasil e as políticas educacionais para o livro didático (1964-1974)
- Instituição militar e política, uma abordagem antropológica (1964-1974).
- A Região transfronteiriça Sant’ana do Livramento-Rivera: cenários contemporâneos de integração/cooperação
- Aspectos fonológicos do contato entre o português e o espanhol na cidade de Sant Ana do Livramento-Rivera
- AÇÕES DE COOPERAÇÃO EM SAÚDE NA FRONTEIRA BRASIL/URUGUAI Um estudo sobre o Comitê Binacional de Integração em Saúde Santana do Livramento-Rivera Pelotas, dezembro