Retratos de masculinidades: construção de subjetividades através das aparências (Vale do Itajaí-Mirim, 1941-1950) / Portraits of masculinity: building of subjectivities through the appearance (Vale do Itajaí-Mirim, 1941-1950)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/11/2011

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo investigar, por meio da análise de fotografias de moradores do Vale do Itajaí-Mirim, produzidas na década de 1940, como as imagens modelares de masculinidades que circularam pela região no período estudado, dialogaram com os corpos dos fotografados produzindo significados, efeitos de sentido e processos de identificação que permitiram inscrever neles manifestações de gênero e, por conseguinte, de masculinidades plurais, através da aparência. As fotografias encontradas nos acervos desses moradores compõem as três séries objeto por meio das quais foram efetuadas as investigações propostas neste estudo: Série objeto 1 Retratos de estúdio; Série objeto 2 Retratos de casamento; Série objeto 3 Retratos de domingo. Além do cotejamento realizado nesses guardados, utilizamos para nossas averiguações, alguns retratos e determinadas imagens veiculadas em periódicos que circularam na região estudada, ambos encontrados no acervo do Museu e Arquivo Histórico do Vale do Itajaí-Mirim - Casa de Brusque. Fizemos uso, ainda, de alguns filmes que foram exibidos em um dos cinemas da região na década de 1940. Nesta pesquisa, buscamos problematizar as manifestações de masculinidades plurais como possibilitadas por atos performativos de gênero (BUTLER, 2001; 2008). Entendemos que estas masculinidades se inscreveram na superfície dos corpos pela aparência, tornando-se visíveis através da materialidade das poses, gestos, vestes, entre outros e, assim, puderam ser apreendidas e registradas para a posteridade no momento em que os fotografados ofereceram sua imagem à câmera fotográfica. No exame das fotografias contidas nas séries-objeto, utilizamos como principal instrumento a Grade de análise do documento iconográfico proposta por Cassagnes (1996). As demais imagens foram examinadas à luz de contribuições sugeridas por diversos autores que apresentam propostas de investigação, estudo e interpretação de imagens. Contudo, diante do amplo aparato teórico disponível, optamos por determinadas metodologias que se aproximam das proposições interpretativas das fontes, deixando de lado determinados modelos demasiadamente explicativos, por entender que estes últimos não dariam conta das especificidades da problemática aqui sugerida. Com base nas averiguações efetuadas, observamos que as imagens modelares de masculinidades que circularam pela região e no período estudado, estabelecendo uma relação dialógica com os corpos dos fotografados, produziram significados, efeitos de sentido e processos de identificação que permitiram a eles, por meio da aparência que portavam, invocar e encenar a sua identificação com a heteronormatividade compulsória e, dessa forma, manifestar performances que, mesmo sendo plurais, os tornavam socialmente aceitos como homens em uma determinada coletividade

ASSUNTO(S)

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