RESPOSTAS MORFOFISIOLÃGICAS E NUTRICIONAIS DE PLANTAS JOVENS DE SERINGUEIRA Hevea brasiliensis [(Willd. ex. Adr. de Juss.) Muell.-Arg.] CULTIVADAS NA PRESENÃA DE ALUMÃNIO, CÃDMIO, NÃQUEL E ZINCO / Morphological and nutritional responses of young plants of rubber tree [Hevea brasiliensis (Willd. ex. Adr. of Juss.) Muell.-Arg.] cultivated with the aluminum, cadmium, nickel and zinc.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes concentraÃÃes de alumÃnio (Al), cÃdmio (Cd), nÃquel (Ni) e zinco (Zn) sobre o desenvolvimento de plantas de seringueira [Hevea brasiliensis (Willd. ex. Adr. de Juss.) Muell. Arg.], este trabalho foi conduzido em casa de vegetaÃÃo no Departamento de Biologia, Setor de Fisiologia Vegetal, da Universidade Federal de Lavras, por meio do processo hidropÃnico. Trinta dias apÃs germinaÃÃo, as plantas foram transplantadas para bandejas com capacidade para 30 litros contendo soluÃÃo nutritiva de Bolle-Jones modificada. Noventa dias apÃs germinaÃÃo, as plantas foram transferidas para vasos com capacidade para 8,0 L, contendo a mesma soluÃÃo nutritiva. Noventa dias apÃs transplantio, as plantas foram submetidas aos tratamentos com metais (Cd: 0, 270, 400 e 530 ÂM; Ni: 0, 29, 56 e 85 ÂM; Zn: 0, 250, 380 e 510 ÂM; e Al: 0, 1000, 1800 e 3600 ÂM). O pH da soluÃÃo foi mantido em 5,5 a 6,0, com exceÃÃo da soluÃÃo para o tratamento com Al, cujo pH foi mantido em 4,0. Foram analisadas as seguintes caracterÃsticas: produÃÃo de matÃria seca; crescimento da raiz e da parte aÃrea; resistÃncia estomÃtica e transpiraÃÃo utilizando o porÃmetro; quantificaÃÃo de Cd, Ni, Zn, Ca, Mg por espectrometria de absorÃÃo atÃmica, K por fotometria de chama, P por colorimetria, S por turbidimetria, N pelo mÃtodo de Kjeldahl (N total) e Al pelo mÃtodo da aluminona. A eficiÃncia fotoquÃmica do fotossistema II (PSII) foi estimada à temperatura ambiente, utilizando-se o fluorÃmetro PEA, a atividade da enzima redutase do nitrato (RN) nas raÃzes e, ao final do experimento, procedeu-se à coleta de material, que foi separado em raiz, caule e folha e fixado em Ãlcool 70% para a realizaÃÃo de cortes anatÃmicos. Com os resultados, podem-se verificar sintomas de amarelecimento para o Cd e Zn, clorose para o Ni, necrose e enrugamento para Cd, Ni, Zn e Al. Verificou-se reduÃÃo na produÃÃo de matÃria seca e no comprimento da raiz, caule, folha e parte aÃrea, na presenÃa de todos os metais, alÃm de reduÃÃo no comprimento R/PA. Observou-se elevaÃÃo na resistÃncia estomÃtica e na taxa de transpiraÃÃo, quando na presenÃa do Cd. Todos os metais avaliados tiveram aumento de teor em todas as partes da planta, à medida que se aumentava a concentraÃÃo aplicada. Observou-se reduÃÃo nos teores de N, P, K, Ca, Mg e S nas raÃzes, caules e folhas, quando na presenÃa dos metais. Houve decrÃscimo na eficiÃncia fotoquÃmica do fotossistema II (PSII), no Ãltimo mÃs de avaliaÃÃo em todas as concentraÃÃes. No caso do Cd, foi observada maior eficiÃncia quando houve aumento da concentraÃÃo. Para os outros tratamentos, nÃo houve diferenÃa significativa. A enzima redutase do nitrato (RN) teve sua atividade reduzida na presenÃa dos metais. Observou-se reduÃÃo no nÃmero de estÃmatos nos tratamentos com todos os metais aplicados, independente das concentraÃÃes.

ASSUNTO(S)

fisiologia de plantas cultivadas metais pesados seringueira metabolismo do nitrogÃnio heavy metals ecofisiologia the nitrate reductase rubber tree ecophysiological redutase do nitrato metabolism of nitrogen

Documentos Relacionados