Respostas de plantas de feijÃo-de-corda à aplicaÃÃo de biofertilizantes via foliar, sob condiÃÃes de baixa e alta salinidade / Responses of cowpea plants foliar application of biofertilizers, under salinity conditions.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/07/2011

RESUMO

Diante da necessidade de se buscar altas produtividades e menores custos em Ãreas salinizadas, o uso de fertilizantes orgÃnicos vem sendo muito utilizado na agricultura, como à o caso do biofertilizante bovino, entretanto estudos mostram que sua utilizaÃÃo, como minorador dos efeitos adversos da salinidade, vem sendo pouco estudada. Objetivou-se com esse trabalho avaliar as respostas de plantas de feijÃo-de-corda à aplicaÃÃo foliar de biofertilizante, sob condiÃÃes de salinidade. A pesquisa foi realizada na fazenda experimental do Vale do Curu, em Pentecoste, CearÃ, entre novembro de 2010 a janeiro de 2011. As plantas foram dispostas em um arranjo de parcelas subdivididas, no delineamento em blocos ao acaso, com quatro blocos. As parcelas consistiram de quatro diferentes concentraÃÃes de sais na Ãgua de irrigaÃÃo, via gotejamento (0,5, 2,2, 3,6 e 5,0 dS m -1) e as subparcelas consistiram de quatro nÃveis de biofertilizante, correspondendo a 0, 15, 30 e 45% do volume aplicado. A irrigaÃÃo com Ãgua salina foi via gotejamento e os sais utilizados para preparar os tratamentos foram: NaCl, CaCl 2 .2H 2 O, MgCl 2 .6H 2 O, na proporÃÃo 7:2:1. No preparo do biofertilizante foi usado esterco bovino fresco e Ãgua na proporÃÃo (1:1). As doses de biofertilizantes foram aplicadas semanalmente, atà o inicio da floraÃÃo. Durante o experimento foram feitas capinas manual, para o controle de ervas daninhas e aplicaÃÃo de defensivos no controle de patÃgenos. Na conduÃÃo do experimento foram verificadas trocas gasosas, avaliada o crescimento vegetativo e ao final foram coletas as vagens para avaliaÃÃo da produtividade. A salinidade influenciou as trocas gasosas (fotossÃntese, condutÃncia estomÃtica e concentraÃÃo interna de CO 2 ), crescimento (matÃria seca e total), produÃÃo (peso de grÃos e produtividade) e nutrientes (relaÃÃo K/Na), sem influÃncia nos demais teores de minerais, nem tampouco no acÃmulo destes sais no solo. A baixa influÃncia da salinidade nas variÃveis analisadas ocorreu, devido aos elevados Ãndices de chuva (233,0 mm), durante o experimento. De um modo geral nÃo foi observado efeito significativo na aplicaÃÃo do biofertilizante via foliar, mostrando que aplicaÃÃo nÃo minorou o efeito da salinidade de irrigaÃÃo. Devido à baixa influÃncia do biofertilizante à salinidade da Ãgua, pode-se afirmar que, a aplicaÃÃo pode nÃo ser a recomendada para a cultura, necessitando de mais estudos, tanto na forma de aplicaÃÃo, quanto na proporÃÃo a ser aplicado.

ASSUNTO(S)

engenharia agricola vigna unguiculata l Ãgua salina insumo orgÃnico vigna unguiculata l saline water organic raw material feijÃo-de-corda fertilizantes orgÃnicos salinidade

Documentos Relacionados