Resistência Múltipla de Biótipos de Sagittaria montevidensis aos Herbicidas Inibidores da Acetolactato Sintase e Fotossistema II

AUTOR(ES)
FONTE

Planta daninha

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-12

RESUMO

RESUMO O trabalho teve por objetivo confirmar a ocorrência de resistência múltipla de biótipos de sagitária (Sagittaria montevidensis - SAGMO) a herbicidas inibidores da acetolactato sintase (ALS) e do fotossistema II (FSII), por meio de curvas de dose-resposta. O experimento foi realizado em casa de vegetação no período de outubro de 2012 a março de 2013, em Pelotas, RS, através do delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial triplo: dois biótipos de SAGMO (SAGMO 35 - suscetível e SAGMO 32 - com suspeita de resistência múltipla a herbicidas inibidores da acetolactato sintase - ALS e do fotossistema II - FSII), quatro herbicidas (penoxsulam, (imazethapyr+imazapic), bentazon e saflufenacil) e doses dos mesmos herbicidas, sendo oito doses para o SAGMO 35 (1/32x, 1/16x, 1/8x, 1/4x, 1/2x, 0x, 1x e 2x) e oito para o biótipo SAGMO 35 (0x, 1x, 2x, 4x, 8x, 16x, 32x e 64x), sendo x igual à dose registrada para o controle dessa planta daninha. O biótipo SAGMO 32 apresentou valores elevados de fator de resistência para penoxsulam, (imazethapyr+imazapic) e bentazon. Para redução de 50% da massa seca da parte área do biótipo resistente, são necessárias doses 138 e 2,46 vezes maiores do que as exigidas para o biótipo suscetível, dos herbicidas (imazethapyr+imazapic) e bentazon, respectivamente. O saflufenacil pode ser utilizado para controle de populações deSAGMO com resistência múltipla aos herbicidas inibidores da ALS e FSII na cultura do arroz irrigado.

ASSUNTO(S)

sagitaria oryza sativa sistema pré-germinado resistência a herbicidas controle químico ricer(r) only(r) basagran(r) heat(r)

Documentos Relacionados