Resiliência e uso de drogas: Como a resiliência e seus aspectos se relacionam aos padrões no uso de drogas por adolescentes. / Resilience and drug use: how resilience and its factors are related to different drug use patterns in adolescents.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este estudo teve por objetivo explorar como a resiliência e alguns de seus aspectos se relacionam aos diferentes padrões de uso de drogas por adolescentes. Foi composta uma amostra representativa de estudantes de escolas particulares de São Paulo (Brasil), selecionada por estratos e conglomerados. Os dados foram coletados através de questionário de auto-preenchimento aplicado em sala de aula. Para mensurar o uso no mês de álcool, binge de álcool, tabaco e outras drogas (maconha, inalantes, ansiolíticos, estimulantes, cocaína, ecstasy e crack) foi utilizado um questionário proposto pela OMS. Para avaliar resiliência, foi aplicada a Escala de Resiliência. O principal fator da escala, encontrado na validação brasileira, foi nomeado resolução de ações e valores. As classes econômicas foram mensuradas pela escala da ABEP. Os dados foram analisados por estatística descritiva, bivariada (GLM), análise de cluster e regressão logística. O nível de significância adotado foi de 5%. Os 2691 estudantes que participaram da amostra apresentaram média de 16 anos (IC=15,9-16,1) e 95,5% eram de classes mais favorecidas (A e B). A droga mais consumida foi o álcool (50,2%), seguida do tabaco (14,1%) e outras drogas (11,6%). O consumo binge de álcool foi relatado por 31,8%. A análise de cluster definiu quatro grupos quanto ao uso de drogas no mês: não usou drogas, álcool, álcool/binge/tabaco, álcool/binge/tabaco/outras drogas. A resiliência não se relacionou aos padrões de uso de drogas avaliados nessa população. Apesar disso, o fator de resolução de ações e valores, que avaliou auto-estima, determinação, disciplina, bom humor, prontidão para ajuda e adaptabilidade, contribuiu para uma menor chance de uso de álcool, binge, uso de tabaco e de outras drogas. Para esse padrão de uso, os principais aspectos protetores foram a disciplina e a determinação. A disciplina também diminuiu as chances do uso de álcool, associado a episódios de binge e uso de tabaco. Esses resultados ressaltam a relevância de aspectos relacionados a ações e valores, especialmente disciplina e determinação, para prevenção ao uso de drogas na adolescência, cuja prática tem sido um grande desafio.

ASSUNTO(S)

2. aspectos psicológicos 4. comportamento de risco 3. uso indevido de drogas psychological resilience, psychological factors, drug abuse, risk-taking, adolescent. psicobiologia 1.resiliência psicológica 5. adolescente

Documentos Relacionados