Residues of deltamethrin and carbaryl in two cultivation systems of staked tomato crop (Lycopersicon esculentum Mill) and their efficiency in the control of the fruit small borer Neoleucinodes elegantalis (Guenée: 1854) (Lepidoptera: Crambidae). / Resíduos de deltametrina e de carbaril em dois sistemas de condução da cultura de tomate estaqueado (Lycopersicon esculentum Mill) e sua eficiência no controle da broca-pequena-do-fruto Neoleucinodes elegantalis (Guenée, 1854) (Lepidoptera: Crambidae).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar os inseticidas deltametrina e carbaril, de modo a abranger seus resíduos em dois sistemas de condução da cultura de tomate estaqueado (linha dupla, plantio comercial e linha simples, plantio experimental) e sua eficiência no controle da broca-pequena-do-fruto, a determinação dos resíduos nos substratos: frutos (visando à proteção à saúde pública), folhas e solo (como uma possível fonte de contaminação ambiental), a comparação dos níveis de resíduos encontrados nesses diferentes sistemas de condução, o controle obtido com os dois inseticidas e sistemas de condução e a comparação dos níveis de resíduos dos frutos com os LMRs (Limites Máximo de Resíduo) e intervalo de segurança estabelecidos pela legislação brasileira. O experimento foi conduzido no Município de Piedade, no Estado de São Paulo, Brasil. Consistiu em cinco tratamentos: (1) nove aplicações de deltametrina (Decis 25 CE) no plantio linha simples, (2) nove aplicações de carbarill (Sevin 480 SC) no plantio linha simples, (3) nove aplicações de deltametrina (Decis 25 CE) em linha dupla, (4) nove aplicações de carbaril (Sevin 480 SC) no plantio linha dupla e (5) controle. A primeira aplicação foi feita no início da fase de maturação do fruto e as seguintes em intervalos subseqüentes de 7 dias. As amostras de frutos foram colhidas com (-1), zero, 3, 5 e 10 dias após a última aplicação. As amostras de folha e solo foram coletadas com (-1), zero, 1, 3, 10 e 20 dias após a última aplicação. O método analítico consistiu na extração dos resíduos com acetato de etila, limpeza dos extratos em cromatografia de permeação em gel (GPC), e determinação quantitativa em cromatógrafo de gás equipado com detector de captura de elétrons (GLC/ECD) (deltametrina) e em cromatógrafo de gás equipado com detector seletivo de massas (GLC/MSD). Os resultados mostraram que os resíduos de deltametrina nos frutos no plantio comercial estavam abaixo de seu LMR ao final do intervalo de segurança; o mesmo não ocorreu com o carbaril que nos dois sistemas de condução, apresentou resíduos superiores ao seu LMR. Os resíduos maiores foram encontrados nas folhas, para ambos os inseticidas, constituindo assim, estas, uma possível fonte de contaminação ambiental. Os resíduos encontrados no solo foram baixos, no caso da deltametrina se aproximaram dos valores encontrados para o fruto e os de carbaril foram ainda menores que os do fruto, mostrando um baixo escorrimento da calda de saturação e conseqüentemente, um baixo potencial de contaminação do solo. O plantio experimental (linha simples) apresentou resíduos sempre maiores que o plantio comercial (linha dupla), sendo, em conseqüência, melhor o controle da praga nesses tratamentos.

ASSUNTO(S)

tomate inseticidas análise do solo resíduos de pesticidas em plantas broca-pequena-do-fruto analysos of soil residues of pesticides in plants tomato fruit small borer insecticides

Documentos Relacionados