Residualidade medieval em AluÃsio Azevedo: um estudo do medo e da culpa no romance O Homem. / Medieval residuality in AluÃsio Azevedo: a study of fear and guilty presente in the novel O Homem (The Man).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/08/2010

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar a residualidade medieval no romance naturalista O Homem, de AluÃsio Azevedo. Ao realizarmos a leitura do romance, percebemos aspectos ao longo da narrativa que nos remetem à mentalidade medieval, principalmente no que diz respeito à religiosidade, ao medo e sentimento de culpa ligado à construÃÃo da idÃia de pecado. A Idade MÃdia teve sua cultura e suas leis profundamente baseadas na religiosidade difundida pelos dogmas judaico-cristÃos da Igreja CatÃlica, a qual detinha o poder de conduzir o cotidiano da sociedade atravÃs dos sacramentos e rotinas religiosas, bem como tinha total liberdade para julgar e condenar as pessoas consideradas pecaminosas e hereges. Para tanto, fez uso de mecanismos de poder para manipular o pensamento e as atitudes dos indivÃduos. Em O Homem, percebe-se a presenÃa desses mecanismos da mentalidade medieval, o que torna pertinente a constÃncia residual desses mecanismos na mentalidade do Ocidente. E para realizar essa ponte entre Idade MÃdia e a obra faremos uso da Teoria da Residualidade, de Roberto Pontes, teoria que estuda os resquÃcios de uma mentalidade em outra mentalidade, seja no Ãmbito cultural ou literÃrio. Pretendemos desenvolver a teoria à luz da HistÃria das Mentalidades, uma das diretrizes norteadoras da teoria, bem como elucidar acerca dos conceitos de resÃduo, cristalizaÃÃo e hibridaÃÃo cultural. AlÃm disso, abordaremos aspectos da vida medieval, focando no papel da Igreja CatÃlica em meio à sociedade, para enfim analisarmos o romance, cujos pontos serÃo desenvolvidos em torno da idÃia de pecado original, demonologia e vampirismo.

ASSUNTO(S)

literatura brasileira residualidade, pecado, medo, ocidente residuality, sin, fear, occident azevedo,aluÃsio,1857-1913.o homem - crÃtica e interpretaÃÃo teoria da residualidade(literatura) literatura medieval - histÃria e crÃtica pecado na literatura medo na literatura vampiros na literatura demÃnio na literatura

Documentos Relacionados