Reservas Morais: Estudo do modo de vida de uma comunidade na Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba. / Moral Reserve: Study of the way of live of the comunitty in the Parnaíba Delta Marine Extractive Reserve.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este estudo foi realizado em um dos povoados da Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba, o Passarinho, localizado na ilha das Canárias. O objetivo geral foi conhecer o modo de vida dos habitantes locais a fim de refletir sobre a gestão de Unidades de Conservação desta natureza. Como objetivos específicos: sistematizar informações locais (a história de ocupação do lugar, os aspectos dos circuitos produtivos e as relações sociais do povoado) e compreender os significados locais com relação à criação da RESEX. Como respaldo teórico, abordou o amadurecimento das políticas ambientais no Brasil e, como recorte, a questão da presença humana em Unidades de Conservação, buscando compreender o surgimento da noção de populações tradicionais e seu caráter de mobilização no cenário político. A base metodológica da dissertação foi a análise qualitativa. Como procedimentos foram realizados: pesquisa bibliográfica: sobre os temas abordados e demais informações sobre a região; a pesquisa de campo: 46 entrevistas com os moradores locais e 2 representantes institucionais e a observação participante. O estudo apontou, a partir da análise da trajetória social dos moradores, o processo de subordinação com o pagamento da renda ao suposto dono da terra, as hierarquias internas aos habitantes dos povoados e seus modos específicos de apropriação da terra e demais espaços de pesca e uso dos recursos naturais. O estudo apontou também as diferentes posturas e entendimentos com relação à criação da RESEX e os efeitos desta medida, uma vez que as regras anteriormente exercidas foram suspensas e ainda não foram internalizadas outras de caráter conservacionista. Por fim, se pretendeu contribuir com subsídios para a reflexão sobre os desafios de gestão das áreas protegidas no Brasil a partir de uma compreensão mais aprofundada sobre as populações tradicionais que habitam o delta do rio Parnaíba.

ASSUNTO(S)

populações tradicionais unidades de conservação reprodução social. traditional populations conservation units social reproduction antropologia

Documentos Relacionados