RequalificaÃÃo urbana: a Fazenda Roseira e a comunidade Jongo Dito Ribeiro Campinas/SP / The Fazenda Roseira and the Jongo Dito Ribeiro Popular Participation in Campinas: Analysis and monitoring of the rehabilitation of the headquarters of The Roseira Farm House of Culture by the social movements, cultural and environmental aspects of the Northwest.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Este trabalho aborda aspectos da luta pela preservaÃÃo da Fazenda Roseira do Campo Grande antiga fazenda de cafà e marco referencial cultural e histÃrico, situada na regiÃo noroeste de Campinas,SP, num territÃrio entrecortado por extensas avenidas e por importantes rodovias de conexÃo regional e ocupado por uma populaÃÃo de perfil predominante de baixa renda com forte presenÃa de comunidades de afro descendentes. O entorno da sede convive atualmente com a inserÃÃo de um novo loteamento fechado nos terrenos remanescentes da Fazenda. O trabalho analisa a atuaÃÃo da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, articulada a outros movimentos sociais e culturais de origem africana, pela requalificaÃÃo urbana da Fazenda Roseira bem como o papel do jongo/caxambu que a constituiu enquanto manifestaÃÃo cultural e polÃtica. A Fazenda Roseira, como â lugar de memÃriaâ, constitui a matriz sobre a qual se articulam sÃnteses do conteÃdo social e as formas espaciais, estimuladas pelas aÃÃes da comunidade jongueira integrando identidade cultural com a territorialidade na produÃÃo do espaÃo urbano. Combinam-se neste processo a representaÃÃo de dois segmentos do patrimÃnio cultural, a sede a Fazenda Roseira, enquanto patrimÃnio material caracterizado pelas referencias ambientais e arquitetÃnicas com fragmentos do perÃodo colonial e do sÃculo XIX, pelas e o patrimÃnio imaterial do jongo, reconhecido em 2005 pelo IPHAN (Instituto de PatrimÃnio HistÃrico e ArtÃstico Nacional) representado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro, testemunho importante na formaÃÃo da memÃria histÃrica do povo negro na cidade de Campinas.

ASSUNTO(S)

requalificaÃÃo urbana patrimÃnio cultural cultura negra participaÃÃo popular urban regeneration cultural heritage black culture popular participation arquitetura e urbanismo

Documentos Relacionados