Reprodutibilidade intra-observador de medidas morfométricas do segmento anterior em olhos normais pela biomicroscopia ultra-sônica (UBM)

AUTOR(ES)
FONTE

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2005-04

RESUMO

OBJETIVO: Estudar as variáveis que caracterizam a morfometria do segmento anterior usando a biomicroscopia ultra-sônica (UBM), em pacientes com o exame oftalmológico normal, em amostra de tamanho significativo, de forma sistematizada, com o intuito de avaliar sua reprodutibilidade intra-observador. Dois novos parâmetros tiveram sua reprodutibilidade intra-observador também testada. MÉTODOS: Foram examinados 190 olhos de 101 pacientes com exame oftalmológico normal empregando-se a UBM. Em cada olho, além da profundidade da câmara anterior (PCA), onze outros parâmetros que caracterizam a morfometria do segmento anterior foram medidos nos meridianos superior, nasal, inferior e temporal, em dois momentos distintos com intervalo mínimo de quatro semanas entre eles, pelo mesmo observador. RESULTADOS: Não se observaram diferenças estatisticamente significativas entre a primeira e a segunda medida (M1 e M2) de cada parâmetro estudado, exceto quanto a duas variáveis em dois meridianos nos olhos direitos (OD), e duas variáveis em um meridiano nos olhos esquerdos (OE). Mesmo estas diferenças mostraram-se clinicamente não significantes, por serem inferiores a 0,006 mm. Os dois novos parâmetros testados também apresentaram boa reprodutibilidade intra-observador. CONCLUSÃO: Este estudo confirmou a boa reprodutibilidade intra-observador das variáveis que caracterizam a morfometria do segmento anterior pela UBM.

ASSUNTO(S)

segmento anterior do olho ultra-sonografia microscopia de video valores de referência reprodutibilidade de resultados transdutores

Documentos Relacionados