REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM NÚMEROS E OPERAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Semiotic REPRESENTATIONS AND TEACHER TRAINING FOR WORK WITH NUMBERS AND OPERATIONS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

07/08/2009

RESUMO

Esta pesquisa objetivou analisar a compreensão, o uso e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um processo de formação, visando o trabalho com números e operações numéricas. Seu suporte teórico foi fundamentalmente a Teoria dos Registros de Representações Semióticas (RRS), de Raymond Duval. Nesta pesquisa, realizei um estudo qualitativo, com características de ―ação-pesquisa‖ (Barbier, 2002), através de um curso de 20 horas, com 08 (oito) professoras de uma escola municipal de Fortaleza CE. Para a coleta de dados utilizei um diagnóstico no início do curso, observações feitas por mim e por dois observadores externos durante as vivências realizadas com as professoras e gravações em áudio. As professoras não tinham conhecimento acerca da teoria antes do curso, mas mostraram-se receptivas às vivências baseadas nos RRS. Elas reconheceram progressos em suas compreensões matemáticas a partir dessas vivências, e possibilidade do uso dos RRS em suas aulas. Suas crenças acerca do ensino e aprendizagem da matemática mostraram-se ligadas a atividades que privilegiam a memorização e a realização algorítmica, sem a diversificação de atividades ou materiais. O uso de materiais concretos mostrou-se como estratégia pouco familiar a elas. A coordenação de diferentes RRS foi reconhecida por elas como atividade importante para a compreensão dos conhecimentos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de formação teórico-metodológica para as professoras, visando à diversificação dos RRS no trabalho com a matemática, para uma melhor apreensão dos conceitos. E, ainda, para o imperativo de um trabalho didático voltado para a leitura das diferentes representações semióticas utilizadas pela matemática.

ASSUNTO(S)

registros de representação semiótica. prática pedagógica formação de professores ensino de matemática educacao mathematics teaching teacher specialization program teaching practice semiotic representation registration.

Documentos Relacionados