Representações dos agentes de combate ao Aedes aegypti sobre a estratégia de retirada do inseticida nas ações de controle do vetor
AUTOR(ES)
Lefevre, Ana Maria Cavalcanti, Lefevre, Fernando, Scandar, Sirle Abdo Salloum, Yasumaro, Sueli, Sampaio, Susy Mary do P.
FONTE
Revista Brasileira de Epidemiologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2003-12
RESUMO
Estudos realizados pela Superintendência de Controle de Endemias-SUCEN sobre a suscetibilidade do Aedes aegypti a inseticidas utilizados rotineiramente no seu controle demonstraram que o principal problema identificado dizia respeito ao uso excessivo do controle químico, em detrimento da melhoria das condições de saneamento do meio e das ações educativas. Verificou-se também que este uso inadequado do inseticida, se mantido ao longo do tempo, viria a comprometer a sustentabilidade das ações anti-Aedes. A presente pesquisa pretende investigar a percepção de profissionais da Saúde das esferas estadual e municipal que atuam no controle do Aedes aegypti frente à proposta técnica da SUCEN, que, em função desses estudos, decidiu pela retirada do inseticida usado rotineiramente no controle do vetor. A investigação quali-quantitativa foi feita em 5 municípios do Estado de São Paulo, tendo sido utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Chegou-se à conclusão de que as idéias e valores que presidiram a adoção pela SUCEN da política de retirada do inseticida do casa a casa fazem parte do imaginário dos técnicos entrevistados, estando presentes as idéias de toxidade do veneno, do prejuízo à ecologia e à saúde do funcionário, da revalorização do controle mecânico do vetor e da necessidade de reforço da atuação no plano educativo junto à população. Estão também presentes idéias que confrontam com esta política e que dizem respeito à forte crença no uso do inseticida e também a uma visão céptica da atividade educativa a ser desenvolvida junto à população.
ASSUNTO(S)
vetor da dengue inseticida educação avaliação de políticas públicas
Documentos Relacionados
- Sphaerus, produto biológico nacional para o controle de Aedes aegypti, comparado a produtos importados usados no combate ao vetor.
- Optimal control theory applied to assess the control of Aedes aegypti by sterile insect technique and insecticide
- Oficina Mapa Vivo na atenção básica: estratégia de planejamento local ao combate ao Aedes aegypti
- Avaliação de impacto de ações de combate ao Aedes aegypti na cidade de Salvador, Bahia
- Suscetibilidade de larvas de Aedes aegypti ao inseticida temefós no Distrito Federal