REPRESENTAÇÕES DA PASSAGEM DA COLUNA PRESTES NO SERTÃO CEARENSE. / REPRESENTATIONS OF THE PASSAGE OF THE COLUMN PRESTES SERTÃO CEARENSE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/11/2011

RESUMO

O presente labor buscou compreender a construção das representações da travessia da Coluna Prestes pelo interior cearense. Sobre a Coluna Prestes, colocamos que foi uma manifestação político-militar, oriunda do Tenentismo e elaborada na década de 20 do século XX. Formada por tenentes rebelados do exército brasileiro, iniciou uma marcha, percorrendo parte do território nacional. Foi, precisamente, no ano de 1926 que a Coluna Prestes adentrou o Ceará. Perante sua presença, uma complexa campanha passou a ser colocada em prática, em combate aos marchantes. Entre os desenrolares do acontecimento, resultaram situações que envolveram desde as forças locais, incumbidas de aniquilá-los, até sujeitos que tiveram contato com os ditos ―revoltosos‖. Na ânsia de entendimento sobre a presença do Movimento nos sertões do Ceará, analisamos a cultura escrita e a oralidade. Especificando nossa tarefa, recorremos aos jornais produzidos naquele período, às obras memorialistas contemporâneas e, por fim, às narrativas orais captadas no tempo presente. Nesse misto documental, apontamos para as diversificadas visões captadas acerca da Coluna Prestes. E na decifração dessas frações, trabalhamos com os norteamentos da nova história política e da história cultural, tendo como foco perceber os embates, as evidências e res(significações) sobre o evento e personagens, a partir das particularizações em jogo.

ASSUNTO(S)

coluna prestes representações memórias cultura escrita e oralidade historia prestes column representations memories literacy and orality

Documentos Relacionados