RepresentaÃÃes sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporÃneas: uma investigaÃÃo discursivo-ideolÃgica situada no Orkut. / RepresentaÃiones sociales sobre la latinidad em sitios de redes sociales contemporaneas: una investigaciÃn discursivo-ideolÃgica situada en el Orkut.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/11/2011

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representaÃÃo social (RS) que os latinoamericanos usuÃrios do site de redes sociais Orkut constroem sobre a latinidade, tendo como foco a constituiÃÃo temÃtica desta representaÃÃo, as estruturas do discurso e as condiÃÃes de produÃÃo pelas quais se expressa tal representaÃÃo e as atitudes dos sujeitos sobre o objeto representado. O corpus foi constituÃdo de 114 postagens dos tÃpicos âComo unir a AmÃrica Latina?â e âBrasil nÃo devia ser da AmÃrica Latinaâ da comunidade virtual âAmÃrica Latina Unidaâ. Em nossa anÃlise, partimos de uma abordagem discursiva em sua vertente crÃtica, de base qualitativa, e executamos o procedimento de interpretaÃÃo dos dados em trÃs etapas: (i) descriÃÃo temÃtica da RS em macro e microtemas, (ii) exame das estruturas ideolÃgicas do discurso (EID) e das categorias de anÃlise contextual (CAC) propostas por van Dijk (2003) e (iii) investigaÃÃo das atitudes dos sujeitos em relaÃÃo ao objeto de representaÃÃo. Como fundamentos teÃrico-metodolÃgicos, adotamos: (i) os estudos sobre a identidade cultural da AmÃrica Latina e a latinidade como o proposto nos trabalhos de Rouquià (1991), Oâ Gorman (1992), GarcÃa Canclini (2008a, 2008b, 2009), Brandalise (2008), alÃm dos realizados em torno Ãs ideologias e a relaÃÃo com os discursos, vistos como produÃÃes sociocognitivas consoante com van Dijk (1998, 1999, 2003, 2009) e Thompson (2009); (ii) a proposta de investigaÃÃo de eventos na WEB, conforme Recuero (2010), Segata (2008), dentre outros autores, bem como pesquisas a respeito ao surgimento do CiberespaÃo, notadamente os trabalhos de LÃvy (1999); (iii) a Teoria das RepresentaÃÃes Sociais (TRS), em sua epistemologia de base proposta por Moscovici (1976) e teÃricos subsequentes, a saber: Jodelet (1984, 1991, 2001), Abric (1994) e Doise (2001). Os resultados mostram que a RS dos sujeitos do grupo selecionado sobre a latinidade se constrÃi com base na interseÃÃo entre elementos temÃticos relacionados à trÃade conceitual lÃngua â cultura â identidade, desde estruturas discursivas e condiÃÃes de produÃÃo especÃficas. Esses elementos temÃticos, por sua vez, orientam os sujeitos em suas tomadas de posiÃÃo simbÃlica em relaÃÃo ao objeto de representaÃÃo durante as discussÃes promovidas, nos tÃpicos analisados, a respeito do universo latino.

ASSUNTO(S)

representaciones sociales estudos crÃticos do discurso. orkut latinidade representaÃÃes sociais linguistica latinidad orkut estudios crÃticos del discurso. anÃlise do discurso narrativo sistemas hipertexto mÃdia digital orkut(rede social on-line)

Documentos Relacionados