Relações interpessoais na sala de aula: encontros e desencontros com base no pensamento educacional de Alfonso López Quintás e análise do filme mentes perigosas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

As relações de conflito presentes no universo escolar nos dias atuais têm se tornado cada vez mais constantes. O que se presencia, hoje, na sala de aula, é um desencontro de idéias e ideais que muitas vezes traz para esse espaço um cenário desolador no qual educandos e educadores mais parecem concorrentes medindo força e poder, sem atentar para os prejuízos educacionais que tal situação produz. Inúmeros são os estudiosos e especialistas em educação que têm se debruçado sobre o assunto em busca de minimizar os danos na formação integral de crianças e jovens oriundos desse contexto educacional. Nesse cenário, este trabalho foi buscar na obra do educador e filósofo espanhol Alfonso López Quintás o conceito de Encontro, propondo uma análise das questões ligadas às relações interpessoais no universo escolar, mais especificamente na sala de aula. Encontros e desencontros. Encantos e desencantos. Amizades e conflitos. À luz do pensamento de Alfonso López Quintás, este enfoque das relações interpessoais na sala de aula - encontros possíveis, desencontros indesejáveis - é verificado na análise do filme Mentes Perigosas.

ASSUNTO(S)

relações docente/discente educacao meetings sala de aula classroom conflitos e convivência relations teacher/student encontro conflicts and coexistence

Documentos Relacionados