Relações internacionais e cooperação norte-sul : impacto de agências não governamentais de cooperação internacional no sistema de gestão de organizações da sociedade civil no estado da Bahia.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre o fenômeno das relações internacionais no âmbito da cooperação Norte-Sul, buscando identificar os impactos que as agências alemãs tiveram nos últimos dez anos, no modelo de gestão e organização da sociedade civil (OSCs) do estado da Bahia. A pesquisa se fundamentou no estudo multi-caso envolvendo a Associação dos Advogados dos Trabalhadores da Bahia (AATR), o Grupo de Apoio e Prevenção a Aids da Bahia (GAPA-BA) e a Coordenadoria Ecumênica de Serviços(CESE), OSCs baianas que desenvolvem relações de cooperação com a Evangelischer Entwicklungsdienst (EED), Misereor e Pão para o Mundo, agências de cooperação não governamental alemãs. Por meio de pesquisa empírica,foram analisados os impactos nas suas dimensões gerencial, temática, econômica e estratégica. O estudo evidenciou influência significativa, por vezes de caráter conflitivo, das três agências alemãs sobre os modelos de gestão das três OSCs baianas.

ASSUNTO(S)

negocios internacionais sustentabilidade gapa-ba aatr cooperação não governamental internacional sustainability civil society organizations (oscs) development cese aatr desenvolvimento organização da sociedade civil (oscs) international nongovernmental cooperation international cooperation gapa-ba cese cooperação internacional oscs baianas oscs from bahia

Documentos Relacionados