Relação estratigráfica e ambiental neoquaternária entre a calha aluvial do rio Paraíba do Sul e os depósitos de Turfa associados entre os munícipios de São José dos Campos e Taubaté, SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O estudo e determinação da conformação de uma paisagem têm grande importância, pois permitem ao pesquisador determinar modelos evolutivos da paisagem. Esses modelos são importantes no que tange a comparação da formação da paisagem pretérita à conformação atual da paisagem, visando obter um padrão de comportamento e, conseqüentemente, uma possível visão da paisagem futura. Baseando-se nesses conceitos, foi realizada uma análise na região entre as cidades de São José dos Campos e Taubaté com ênfase na evolução deposicional da planície do Rio Paraíba do Sul que levou ao desenvolvimento de um modelo evolutivo da paisagem nos últimos 23.000 anos. Nesse intervalo, foram demonstradas 4 fases deposicionais distintas: a primeira, um sistema fluvial pretérito diferente ao instalado atualmente; a segunda, de caráter orgânico, composto por um sistema paludal em clima úmido e frio; a terceira, fruto da Neotectônica, que rompeu o sistema paludal e gerou a calha por onde se estabeleceu a drenagem do Rio Paraíba do Sul e; a quarta, onde o rio passou a um processo de meandramento sobre a bacia orgânica, limitado a um cinturão com visível controle estrutural. Esse modelo auxiliará no desenvolvimento do conhecimento sobre a área e a futuros projetos tanto acadêmicos como gerenciais.

ASSUNTO(S)

neoquaternary geologia ambiental rio paraíba do sul turfa. peat. neotectônica estratigrafia paraíba do sul river stratigraphy neotectonic neoquaternário

Documentos Relacionados