Relação dos salários como proxy de corrupção : os efeitos sobre as despesas de governos subnacionais no Brasil ( 1992 - 1998)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

23/09/2004

RESUMO

O objetivo desta dissertação foi verificar a influência da corrupção na taxa de crescimento do produto, investimentos públicos, gastos totais e gastos específicos dos governos estaduais do Brasil. Como não tínhamos um índice de percepção da corrupção como Mauro (1996) possuía para captar esta influência entre países, e Mauro (1998) e Van Rijckeghem e Weder (1997) já haviam demonstrado que a variável que melhor explicava este índice era a relação de salários entre o setor público e privado, utilizamos esta relação como variável para a proxy de corrupção por estado. Este tipo de variável nos possibilitou enxergar a corrupção em diferentes níveis: diferença na média, mediana, 25% piores (menos qualificados) e 25% melhores (mais qualificados). Não obtivemos qualquer evidência forte da influência da corrupção sobre a taxa de crescimento do produto ou sobre o nível de investimento público, mas a encontramos em alguns gastos específicos. Nossos resultados mais contundentes foram encontrados quando houve uma redução dos salários, o que indicaria um aumento na corrupção, levou a uma expansão dos gastos com assistência e previdência e a uma redução nos gastos com Administração e planejamento.

ASSUNTO(S)

corrupção crescimento econômico gastos públicos investimento corrupção administrativa - aspectos econômicos despesa pública servidores públicos - conduta servidores públicos - vencimentos, bonificações, etc salários corrupção administrativa - brasil finanças públicas - brasil finanças locais - brasil administração estadual

Documentos Relacionados