Registros vocais no canto: aspectos perceptivos, acústicos, aerodinâmicos e fisiológicos da voz modal e da voz de falsete

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi o de investigar as relações entre a produção e a percepção dos registros vocais modal e de falsete em emissões de cantores de coral do sexo masculino. Foram analisadas 104 emissões, 52 cantadas no registro modal e 52 cantadas no registro de falsete. Os dados para análise da produção dos registros vocais foram obtidos por meio da filtragem inversa do sinal acústico e da eletroglotografia. As seguintes medidas foram extraídas: Freqüência Fundamental (F0), duração da Fase Fechada, Velocidade Máxima do Declínio do Fluxo de Ar e Amplitude da Corrente Alternada. Foram também calculados: o Quociente Fechado, o Quociente da Amplitude Normalizada e a diferença entre os níveis de intensidade dos dois primeiros harmônicos no espectro da fonte glótica (H1 H2). Os resultados obtidos mostraram diferenças claras e sistemáticas entre os registros modal e de falsete. Os valores obtidos para o Quociente Fechado, para a Velocidade Máxima do Declínio do Fluxo de Ar e para a Amplitude do Corrente Alternada foram predominantemente maiores no registro modal do que no registro de falsete. Os valores de H1 H2 e do Quociente da Amplitude Normalizada, por outro lado, foram maiores no registro de falsete do que no registro modal. Os dados para análise da percepção dos registros vocais foram obtidos a partir de um teste perceptivo de escolha forçada. O número de votos para o registro modal foi comparado com os valores obtidos para os parâmetros acústicos glotais. Os resultados mostraram que tons com valores maiores de Quociente Fechado, e valores menores de H1 H2 e de Quociente da Amplitude Normalizada foram tipicamente associados com maior número de votos para o registro de modal, e vice-versa. Os resultados sugerem a existência de uma gradiência sonora na dimensão das manifestações acústicas relacionadas aos registros vocais com características percebidas como tanto mais diferenciadas quanto mais distanciadas nesse contínuo

ASSUNTO(S)

percepção registros vocais voz vocal registers voz cantada linguistica aplicada canto voice-source perception singing voice fonte glótica

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