Regimes da cor

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Após o fim das teorias da cor na segunda metade do século XX, junto a sua instrumentalização crescente no domínio da comunicação mercantil, apareceram diversos modos de usá-la nas artes. Partindo dessa constatação de diversidade e liberdade, a presente tese tenta discernir como se efetuam as aplicações, as percepções e as relações da cor em algumas obras emblemáticas do mesmo período. A escolha das obras corresponde ao caráter excepcional que a cor adota nelas. Numa leitura atenta das obras, são expostos os regimes que definem os modos de conjugar aparição, presença e atuação da cor no mundo, correspondendo a práticas, momentos históricos e postulados teóricos. Os regimes aqui abordados tratam do nominalismo, da espacialidade, da ausência, da materialidade da cor e de suas recorrências e variações em diversas obras. Dessas análises atentas das obras e dos modos de aparição, presença e atuação que a cor adota nelas surgem correspondências com pensamentos, proposições, posições políticas, ontológicas, filosóficas, estéticas que ampliam o porte dos regimes da cor a outros domínios e fazem dela uma chave para a compreensão do mundo e a ação sobre ele.

ASSUNTO(S)

cores analise teses. cromatica teses. fenomenologia teses. artes teses. teses eba. cor na arte teses. cor percepção teses.

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