Regeneração da medula espinhal de ratos adultos após a inoculação de células de Schwann em presença do fator neurotrófico derivado de células Gliais (GDNF). Análise comportamental e celular. / Spinal cord regeneration in adult rats after Schwann cells inoculation in the presence of glial derived neurotrophic factor (GDNF). Behavioral and cellular analyses.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/06/2004

RESUMO

Células de Schwann (CS) cultivadas a partir de nervo ciático de ratos foram enxertadas, associadas ou não ao fator de crescimento derivado de células gliais (GDNF), em ratos adultos submetidos à transecção total da medula espinhal (T11). Análises do comportamento motor do 1º ao 3º mês pós-operatório e do crescimento de fibras nervosas imunorreativas no epicentro do enxerto ao término deste período mostraram: melhora temporal dos parâmetros motores superior nos grupos que receberam CS, que foi potencializada na presença do GDNF; aumento na quantidade de axônios nos grupos que receberam CS, efeito potencializado na presença do GDNF. Em outro experimento, as reatividades astrocitária, microglial e do fator neurotrófico bFGF astrocitário foram avaliados na medula espinhal parcialmente transectada de ratos, 1 semana e 3 meses após a cirurgia. Ativação astrocitária e microglial e maior intensidade de bFGF nas substâncias branca e cinzenta foram encontradas em toda a extensão da medula, fatos relacionados ao processo local de cicatrização e fenômenos tróficos e plásticos à distância.

ASSUNTO(S)

behavior (analysis) comportamento (análise) medula espinhal neurotransmissores neurotransmitters regeneração (fenômenos biológicos) regeneration (biological phenomena) spinal cord

Documentos Relacionados