REFLEXIVIDADE DA VIDA SOCIAL MODERNA, PRÁTICAS TERAPÊUTICAS NÃO CONVENCIONAIS E QUALIDADE DE VIDA / Reflexibility on modern social life, nonconventional therapeutic practices and life quality.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/06/2011

RESUMO

Esta pesquisa se propõe a investigar sobre práticas terapêuticas não convencionais e qualidade de vida para averiguar se essas práticas promovem melhora de vida para as pessoas que as buscam. O objetivo geral será analisar de que forma os impactos da reflexividade da vida social moderna reconfiguram os significados conferidos à saúde e à qualidade de vida, e como se articulam a essa reconfiguração as ofertas e as procuras em relação a tais questões. Nesta investigação utilizar-se-á a metodologia qualitativa e empregar-se-á a história oral, temática e biográfica; e o discurso do sujeito coletivo como pesquisa de opinião sobre as práticas terapêuticas não convencionais e a qualidade de vida. Este estudo está dividido em três capítulos. No primeiro, é apresentada a fundamentação teórica com a exposição de conceitos, categorias e métodos como embasamento para a compreensão da incidência da reflexividade da vida social moderna pela autopercepção dos sujeitos participantes da pesquisa. No segundo, é exposto como esses sujeitos se percebem como partícipes das práticas terapêuticas não convencionais na atualidade. No terceiro, é evidenciado como os sujeitos percebem a relação entre saúde, qualidade de vida e práticas terapêuticas não convencionais hoje em dia, bem como foi feito um levantamento sobre o êxito e o fracasso dessas práticas terapêuticas. Na conclusão, apresenta-se que as práticas terapêuticas não convencionais promovem saúde e qualidade de vida aos seus usuários.

ASSUNTO(S)

vida social moderna práticas terapêuticas não convencionais saúde qualidade de vida teologia modern social life non-conventional therapeutic practices health life quality

Documentos Relacionados