Referencialidade e representação:um resgate do modo de construção de sentido nas pencas de balangandãs a partir da coleção Museu Carlos Costa Pinto
AUTOR(ES)
Simone Trindade Vicente da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
O presente trabalho aborda, através da análise semiótica e histórica, o processo particular de produção de sentido das pencas de balangandãs dentro do contexto sócio-cultural de Salvador setecentista e oitocentista.A pesquisa desenvolveu-se a partir do estudo das 27 pencas de balangandãs de em prata, pertencentes à coleção do Museu Carlos Costa Pinto, o maior acervo existente em museus. Foram consultadas fontes primárias, secundárias e documentação iconográfica que indicaram a presença destes objetos artísticos nos séculos XVIII e XIX, como adereços místicos, em sua maioria confeccionados em prata, sendo usados por algumas negras e mulatas baianas na cintura, em ocasiões festivas. Sua composição revela a existência de diversos elementos mágicos (amuletos e talismãs), que remetem a várias tradições religiosas.
ASSUNTO(S)
jewelry semiotics balangandãs,semiótica,negras,jóias,ourivesaria,bahia,séculos xviii e xix. artes plasticas bahia negroes balangandãs goldsmithing and silversmithing eighteenth andnineteenth century
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