Redes de territórios solidários do turismo comunitário: políticas para o desenvolvimento local no Ceará. / Supportive networks of rural community-based tourism: policies for local development in Ceará.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/02/2011

RESUMO

Este trabalho analisa as Redes de Territórios Solidários do Turismo Comunitário para estudo e compreensão do fenômeno turístico, sob o eixo do turismo comunitário, no estado do Ceará, localizado na região Nordeste do Brasil. Esse eixo de turismo configura territórios solidários que produzem o turismo de base comunitária voltados às diretrizes da economia solidária. As comunidades que promovem o turismo enquanto atividade alternativa tem o turismo de resorts e mega empreendimentos como ações hostis às populações tradicionais, pelo fato de ter havido expropriações de comunidades nativas. Assim, esse fenômeno ganha espaço em discussões de interesse do Estado, Organizações Não-Governamentais, gestores e agências nacionais e internacionais de turismo. O turismo comunitário, assim como o convencional, encontra-se em rede. No Ceará, algumas comunidades articulam-se pela Rede Cearense de Turismo Comunitário REDETUCUM, para fortalecer e dar visibilidade às experiências de turismo comunitário do estado, além da Rede Brasileira de Turismo Comunitário e Solidário TURISOL e da Rede de Turismo Comunitário da América Latina REDTURS. A pesquisa adota metodologia crítica, abordagens quanto-qualitativas e dados secundários. Ela também leva em conta a realidade de comunidades visitadas e busca conflitos e contradições desse movimento. Constata-se expansão das redes do turismo comunitário mundialmente, e expansão do turismo comunitário como contraponto ao turismo convencional. A parceria entre Estados e comunidades revela um turismo mais estruturado e ativo, ampliando as chances de concorrência no mercado turístico global perante o turismo elitizado. As redes de turismo comunitário articulam-se com outras redes que também lutam pelo desenvolvimento sustentável, por sociedades sustentáveis com maiores inclusões sociais.

ASSUNTO(S)

turismo comunitário redes território solidário políticas geografia community tourism tourism solidarity territories networks politcs

Documentos Relacionados