Reconstruções mamárias: análise evolutiva das técnicas e estado da arte atual
AUTOR(ES)
DAHER, JOSÉ CARLOS; PARANAGUA, CAROLINA OLIVEIRA; AQUINO FILHO, TRISTÃO MAURÍCIO DE; THEODORO, PHABIO CLAUDINO ESTRELA TERRA; COSAC, OGNEV MEIRELES; DA-SILVA, SUELLEN VIEIRA
FONTE
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
RESUMO Introdução: O câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo é o de mama. Não bastasse o mal que a doença ativa é capaz de causar, após a cura as sequelas continuam atormentando a vida de milhares de mulheres. O trauma psicológico de uma mutilação pode ter repercussões psicológicas de difícil controle. A mastectomia salva a vida da mulher com câncer mamário; entretanto, a perda da mama pode manter o biopsicossocial da paciente doente. Reconstruir as mamas se torna, então, tempo crucial no tratamento destas mulheres. Métodos: O estudo dos acervos públicos e pessoais dos autores permitiram discorrer sobre a evolução artística e técnica das reconstruções mamárias através dos anos. Resultados: Estudos e reflexões de cirurgiões plásticos em todo o mundo possibilitaram a padronização de uma série de técnica e ferramentas para reconstrução da mama, que vão compor o arsenal do cirurgião moderno. Existem várias, incluindo técnicas com retalhos locais, como o plug flap e as técnicas de mamoplastia, retalhos de vizinhança, como retalho toracodorsal, materiais aloplásticos (expansores teciduais e próteses), numerosos retalhos autólogos, incluindo retalhos microcirúrgicos ou, ainda, técnicas combinadas frente aos variados tipos de casos. Paralelamente, a indústria de produtos médico-hospitalares desenvolveu material aloplástico (próteses e expansores) mais adequados e de melhor qualidade, que propiciam reconstruções mais seguras e mais previsíveis no que concerne ao uso dos implantes. Conclusão: O estado da arte atual da reconstrução mamária encontra pilares históricos bem fundamentados e auxílio tecnológico avançado, provendo condições para tratamentos refinados, de alta exigência e preparo do artista.
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