Receptores de membrana para peptídeos natriuréticos em corpos cavernosos humanos: aspectos moleculares e funcionais. / Membrane receptors for natriuretic peptides in human corpus cavernosum: functional and molecular aspects.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/06/2008

RESUMO

Os receptores para peptídeos natriuréticos têm se mostrado alvos potenciais para o tratamento da disfunção erétil masculina, devido ao fato de os agonistas de GC de membrana elevarem os níveis intracelulares de GMPc, promovendo o relaxamento do músculo liso de corpos cavernosos humanos. Dessa forma, investigamos o efeito Peptídeo Natriurético Atrial (ANP), uroguanilina (UGN) e enterotoxina termoestável de E. coli (STa) em tiras de corpos cavernosos humanos. Investigamos também a expressão dos receptores para esses peptídeos natriuréticos, bem como a mensuração dos níveis dos nucleotídeos AMPc e GMPc em tiras de corpos cavernosos expostos a estes peptídeos. ANP, UGN e STa promoveram relaxamento de corpos cavernosos humanos (CCH) em banho com registro isométrico. Com percentuais de relaxamento de 48,92 4,8%, 40,44 8,2% e 45,03 7,5% (*p<0,05 vs controle) para ANP, UGN e STa, respectivamente. Este efeito parece ser independente de NO. Um bloqueador inespecífico de GCm (isatina) foi capaz de bloquear o efeito relaxante dos 3 peptídeos, evidenciando a participação de GCm. A participação dessa via foi reforçada pelo aumento do efeito relaxante da UGN (55 7,5%;* p<0,05 vs controle) quando adicionado um inibidor de PDE 5 (98,6 1,4%;*p<0,05 vs controle). Através de RT-PCR demonstramos a expressão dos receptores GC-A, GC-B e NPR-C. A exposição dos tecidos a ANP e UGN causou uma elevação dos níveis intracelulares de GMPc (UGN: 69,95 5,72; ANP: 59,97 9,35 e controle: 9,72 1,36; * p<0,05 vs controle), mas não de AMPc. Esses achados abrem a perspectiva de utilização da GCm para exploração dos receptores para peptídeos natriuréticos como alvos potenciais para o tratamento da disfunção erétil.

ASSUNTO(S)

peptídeos natriuréticos ampc gmpc corpos cavernosos humanos disfunção erétil fisiologia membrane guanylate cyclase natriuretics peptides camp cgmp corpora cavernosum erectile dysfunction guanilato ciclase de membrana

Documentos Relacionados