RECEPTION AND CIRCULATION OF MACHADO'S DRAMATIC WORKS

AUTOR(ES)
FONTE

Machado Assis Linha

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/07/2019

RESUMO

Resumo Este artigo considera de que maneira a consagração de Machado como herói literário nacional e também como grande autor da literatura mundial tem incluído ou excluído as suas peças teatrais. Analisa a função de coletâneas, avaliações críticas, resenhas de livros e representações teatrais. A presença e a recepção das peças em várias publicações e línguas demonstram que, no Brasil, inicialmente, elas foram preservadas por obrigação, porém hoje em dia estão sendo reavaliadas. Fora do Brasil, o apreço pela obra machadiana é ligado ao gênero dos textos porque a sua obra dramática é predominantemente excluída do panorama da literatura mundial. Essencialmente, sua prosa ofusca as peças teatrais, e elas não entram na construção de Machado como escritor da literatura mundial.Abstract This article examines how Machado's consecration as a national literary hero, and more recently as a world literature figure, has included or excluded his dramatic works. In doing so, the piece considers the role of collections, critical evaluations, book reviews, and performances. The effort to trace the presence and reception of his plays in various publications and languages demonstrates that in Brazil, the dramatic works initially were preserved out of obligation, but now they are undergoing a limited re-evaluation. Outside of Brazil, appreciation for Machado is genre specific; his plays largely are excluded from the world literature scene. In essence, his prose overshadows his dramatic works, and his extant plays do not enter into his construction as a world literature author.

Documentos Relacionados