Realizações do Sistema Geodésico Brasileiro associadas ao SAD 69: uma proposta metodológica de transformação. / Materialization of the Brazilian Geodesic System associates to 69 SAD: a methodology of transformation.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1998

RESUMO

A transformação de coordenadas entre Sistemas e/ou Redes Geodésicas é um procedimento amplamente utilizado por usuários de informações associadas a coordenadas. A posição de um móvel, feição ou corpo pode ser estabelecida em diferentes Redes, desde que se conheça os parâmetros que as interrelacionam. Do ponto de vista conceitual pode ser entendido como um problema trivial, mas na prática, sua solução é complexa. Isso decorre, basicamente, das diferentes maneiras que podem ser usadas para definir um Sistema, bem como das deformações existentes nas suas materializações, originadas pelas várias influências sistemáticas pertinentes à estimação das coordenadas. Uma metodologia para a transformação entre as duas materializações do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), associadas ao Sistema Geodésico SAD 69, é proposta nesta tese. A primeira, que vigorava desde o primeiro ajustamento, realizado na década de 70; e a segunda, referente ao primeiro reajustamento, terminado no ano de 1996. Doravante, para efeito somente desta pesquisa, as realizações serão denominadas SAD 69 e SAD 69/96, respectivamente. A metodologia proposta tem, como condicionante, a preservação da integridade daquelas duas realizações do SGB, de modo a garantir suas precisões e exatidões. Fundamenta-se, basicamente, em 3 etapas: 1) regionalização da Rede Geodésica Brasileira(RGB), produzida por uma Triangulação de Delaunay 3-D; 2) estimação, para cada região, dos parâmetros resultantes da aplicação de uma transformação geométrica 3-D entre os dois conjuntos de coordenadas; 3) aplicação de correções às coordenadas calculadas pela transformação geométrica Afim Geral 3-D. Adicionalmente, realizou-se um estudo sobre Sistemas e Redes de Coordenadas, enfatizando aquelas de natureza Geodésica, bem como sobre o SGB. Foi realizada ainda uma investigação sobre o reajustamento da RGB, quando foram abordados aspectos relativos à metodologia empregada e à sua exatidão. Finalmente, são apresentados os resultados dos testes executados para validação da metodologia, comprovando a viabilidade de sua aplicação.

ASSUNTO(S)

transformação de sistemas geodésicos modeling of distortions sistema geodésico brasileiro brazilian geodesic system transformation of geodesic systems modelagem de distorções

Documentos Relacionados