QUESTÕES DISCURSIVAS E SOCIAIS NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: um estudo crítico das erratas na revista Superinteressante. / THE ISSUES discursive and social LITERACY IN SCIENCE: a critical study of errata in the magazine Superinteressante.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/06/2012

RESUMO

O estudo crítico das erratas oferece grande contribuição social para a prática de consumir textos de divulgação cientifica. É evidente que há, nos dias de hoje, uma crescente demanda por informações de cunho científico, uma vez que as pessoas estão sendo chamadas a posicionar-se acerca de questões importantes o tempo inteiro: energia nuclear, alimentos geneticamente modificados, reposição hormonal etc. As revistas de Divulgação Científica estão ocupando esse lugar de alfabetização científica, e atingem milhões de leitores todos os meses. Contudo, ainda não identificamos uma discussão reflexiva sobre essa prática quando consideradas, especificamente, a identificação e as análises social e discursiva dos erros publicados nas matérias. Assim esta dissertação tem o propósito de refletir sobre a responsabilidade da mídia ao transmutar o discurso científico para o discurso de divulgação cientifica, discutindo as consequências dessa apropriação discursiva no contexto de divulgação da ciência. Estamos preocupados principalmente com a frequência e importância dos mal-entendidos entre cientistas e jornalistas e com as formas discursivas de interação entre editores e leitores e sua materialização nas erratas. Na metodologia, seguimos a orientação qualitativo-interpretativa. Coletamos o corpus a partir das erratas veiculadas nas edições de abril e outubro entre os anos de 1988 e 2011 da SuperInteressante. A reflexão crítica tomou por base teórica a Análise Crítica do Discurso. Procuramos estabelecer um diálogo entre a versão de ACD desenvolvida por Fairclough (1999, 2001, 2003), a abordagem dialético-relacional, e outras disciplinas como a Divulgação Científica, Comunicação Social e a Gramática Sistêmico-Funcional através do Sistema de Avaliatividade desenvolvido por Martin &White (2004). Os resultados demonstram que a revista de divulgação científica em questão apresenta uma frequência de erros que não se coadunam com o papel de alfabetizador científico por ela reclamado. Ficou comprovado, através de erros de todos os níveis de comprometimento, que os interesses da revista passam ao largo dos interesses dos leitores que, por sua vez, não detém o instrumental necessário para comprovação daquilo que consomem. Dessa forma, pensamos que a presente pesquisa traz uma contribuição importante para o debate acerca da divulgação e do consumo de informações científicas no Brasil.

ASSUNTO(S)

análise crítica do discurso divulgação científica erratas letras critical discourse analysis science communication errata

Documentos Relacionados