Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 / Who saw you, who sees you : Samba seeks passage to the 1970s
AUTOR(ES)
Adelcio Camilo Machado
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
08/08/2011
RESUMO
Depois de ter experimentado certa queda de popularidade ao final da década de 1960, o samba voltou a aparecer com grande força no mercado da música dos anos 1970, revelando uma série de novos artistas e figurando constantemente nas paradas de sucesso do período. Todavia, uma parte desse repertório veio acompanhada por juízos negativos de alguns críticos musicais, que a consideravam como expressão da "decadência" do samba, sobretudo da canção engajada da década anterior. A presente dissertação buscou estudar esse segmento do samba através da produção musical de Antonio Carlos e Jocafi, Benito di Paula e Martinho da Vila. Procurou-se perceber de que maneira esses artistas se posicionaram no campo musical daquele período, que tipo de relação estabeleceram com o repertório hegemônico, quais referenciais orientavam a legitimidade dos produtos musicais, e de que maneira sua produção se relaciona com as transformações políticas, econômicas e culturais que aconteceram na transição da década de 1960 para a de 1970
ASSUNTO(S)
música popular samba música - fonografia popular music samba music
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000838168Documentos Relacionados
- Pobre Guaíba, quem te vê, quem te viu : a degradação ambiental das praias de Porto Alegre, na passagem dos anos 1960 para os 1970
- Quem te viu quem lhe vê : a expressão do objeto acusativo de referência à segunda pessoa na fala de Salvador.
- THE STUDENT OF THE PEJ: WHO ARE YOU, WHERE DO YOU COME FROM?
- BEHAVIOUR THERAPY IN THE 1970s
- The Journal in the 1970s