Que orientações o Agente Comunitário de Saúde pode repassar aos pacientes que sofrem de fibromialgia?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Fibromialgia é uma doença crônica que causa dor por todo o corpo. Afeta os músculos, tendões e ligamentos, resultando em dores difusas, fadiga e uma sensibilidade aumentada à dor.

Qualquer pessoa pode desenvolver fibromialgia, contudo, a doença afeta mais mulheres que homens. Na maior parte dos casos ocorre entre 35 e 60 anos de idade, mas pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo idosos e crianças.

Não existe cura para a fibromialgia e o tratamento busca o alívio dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida. Pode ser tratada com uma combinação de medicamentos, terapias complementares e mudanças no estilo de vida.

O ACS pode ter papel importante no manejo do paciente com fibromialgia, especialmente no que diz respeito a estimular as pessoas com a doença a buscar atendimento médico e promover mudanças no seu estilo de vida, como:

O programa envolve exercícios leves, como alongamentos e exercícios na água morna (como a hidroginástica), assim como exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas, andar de bicicleta e nadar.

Outra dica interessante é estimular a criação na comunidade de um grupo de convivência de pessoas com fibromialgia ou que sofrem de outras dores crônicas.

 

ASSUNTO(S)

cuidados primários de saúde agente comunitário de saúde l18 dores musculares agentes comunitários de saúde fibromialgia d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados