Que orientações o Agente Comunitário de Saúde deve passar para a comunidade para evitar a contaminação em larga escala de crianças com “catapora”?

AUTOR(ES)
FONTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A “catapora” (também chamada de varicela) é transmitida pessoa a pessoa, pelo contato direto ou por secreções respiratórias e, raramente, por meio de contato com lesões. Pode ser transmitida indiretamente por objetos contaminados com secreções. A pessoa com “catapora” pode transmitir a doença para outros desde 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele até 5 dias após.

Para evitar o contágio em larga escala, é necessário que todas as crianças e adultos com “catapora” sejam afastados da creche/escola ou local de trabalho até que todas as lesões de pele estejam em processo de cicatrização (com a presença de crostas).

A lavagem das mãos deve ser reforçada, assim como a higienização vigorosa de objetos, superfícies, roupa de cama e vestimentas que possam estar infectadas.

Pessoas com “catapora” não devem ter contato com recém-nascidos, mulheres grávidas ou qualquer pessoa que esteja com a imunidade baixa (como pessoas com AIDS ou que estejam realizando quimioterapia), já que a “catapora” pode ser mais grave nestes grupos de indivíduos.

 

ASSUNTO(S)

promoção da saúde agente comunitário de saúde a72 varicela agentes comunitários de saúde varicela d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados