QUANDO NOVOS CONCEITOS ENTRARAM EM CENA: HISTÓRIA INTELECTUAL DO “POPULISMO” E SUA INFLUÊNCIA NA GÊNESE DO DEBATE BRASILEIRO SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS

AUTOR(ES)
FONTE

Estud. hist. (Rio J.)

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/09/2019

RESUMO

RESUMO O texto segue a trajetória da produção de F. Weffort sobre o chamado “populismo” e mostra seus efeitos no debate dos “movimentos sociais urbanos” e também dos “novos personagens em cena” , defendendo uma história intelectual centrada em ideias e nas tensões entre intelectualidade e expectativas políticas. A observação de inflexões e continuidades na tese populista permite chegar a dois resultados. A miríade de conceitos que marcou, em parte, a gênese da discussão brasileira sobre movimentos sociais nasce como crítica e adesão à herança weffortiana. Além disso, o artigo mostra que os novos conceitos não se gestam em algo como um “campo acadêmico”, e sim nascem de inspirações e influências daquele conjunto de intelectuais e das apostas por eles forjadas em seus núcleos na sociedade civil (o Cedec, no caso) ou nas relações com outros atores civis e partidários.ABSTRACT The text follows the trajectory of F. Weffort’s production of so-called “populism” and shows its effects in the debate of “urban social movements” (JA Moisés) and also of the “new characters on the scene” (MC Paoli and E. Sader), defending an intellectual history centered on ideas and tensions between intellectuality and political expectations. The observation of inflections and continuities in the populist thesis leads to two results. The myriad concepts that marked, in part, the genesis of the Brazilian discussion of social movements are born as criticism and adherence to the Weffortian heritage. Moreover, the article also shows that the new concepts are not created in an “academic field”, but are born of the inspirations and influences of that group of intellectuals and the bets they forge in their nuclei in civil society or in relations with other civil and partisan actors.

Documentos Relacionados