Quando a falta de diálogo social corrói o território: reflexões sobre desenvolvimento territorial a partir da experiência de São Cristóvão em Salvador da Bahia.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/09/2011

RESUMO

A presente dissertação-projeto discute e problematiza possibilidades de se reverter trajetórias a partir do estudo sobre o território de São Cristóvão, em Salvador da Bahia. Relaciona o desenvolvimento territorial a partir de um modelo bottom-up de políticas públicas, ou policies, que valoriza os movimentos sociais internos ao território como recursos principais, norteadores e como ativadores capazes de reverter trajetórias estagnadas para mudanças realísticas. Para tanto, o objetivo deste trabalho é propor estratégias metodológicas de diálogo social capazes de promover e facilitar efetivamente o diálogo entre os atores sociais do território de São Cristóvão com a finalidade de articular e intensificar as forças endógenas e adjacentes para o desenvolvimento. Parte-se de uma matriz analítica que segue três vertentes e direciona o cerne deste trabalho: a primeira explora os aspectos teóricos que se relacionam com este estudo de forma mais generalista, a segunda refina e reconstrói as categorias e as problematizações, e a terceira vincula as categorias teóricas à realidade do território de São Cristóvão, identificando e refletindo acerca dos atores sociais do Território, da respectiva qualidade da rede de políticas públicas e da repercussão disso para o desenvolvimento local. Para as principais categorias do campo teórico analisadas (território, políticas públicas e desenvolvimento territorial) foram utilizados autores como Saquet, Rogério Haesbaert, Raffestin, Santos, Marcelo Souza, Giuliani, Boullosa e Dallabrida. A metodologia foi pautada na pesquisa qualitativa, dada à complexidade do cenário territorial em estudo e a possibilidade que esse tipo de pesquisa propicia quanto à qualidade das informações. O objetivo da pesquisa teve dois macros eixos de coleta que foi a aproximação com o próprio território de São Cristóvão, a partir dos problemas sociais e demandas percebidas pelos moradores e pelos atores sociais, e o conhecimento da qualidade da rede multiatorial do território. A intervenção nessa realidade, através da experiência de campo, permitiu a construção do presente trabalho com três principais contribuições: a compreensão teórica das categorias ora referidas aplicáveis à São Cristóvão, a percepção acerca da relação entre a rede multiatorial do território de São Cristóvão e o seu desenvolvimento e a construção de um modo de compreender possíveis trajetórias de enfrentamento da inércia territorial. A reflexão de tais trajetórias assumiu um viés mais propositivo e resultou na compreensão de que a construção do papel do ator social de São Cristóvão e de um respectivo processo concertativo, a efetivação do capital social local, o fortalecimento das arenas de policy network e o atinente empoderamento do associacionismo são elementos que podem solidificar e possibilitar a existência de uma rede estruturada para constituir um desenvolvimento mais efetivo do território em estudo.

ASSUNTO(S)

territorialidades políticas públicas policy network desenvolvimento territorial concertação social territory territoriality policies network policy territorial development social dialogue administracao municipal e urbana território

Documentos Relacionados