Qualidade higiênico-sanitária das águas utilizadas em unidades de alimentação e nutrição hospitalares da rede pública do Distrito Federal

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 30% dos danos à saúde estão relacionados a fatores ambientais decorrentes de inadequação de saneamento básico. Historicamente, as ações de saúde pública, buscando garantir a saúde humana e associadas às intervenções no ambiente, estiveram principalmente relacionadas à contaminação da água de consumo humano. Visando contribuir por meio de estudo científico no monitoramento da qualidade da água para consumo humano, este trabalho pretendeu avaliar a qualidade higiênico-santária de águas utilizadas em cozinhas das unidades hospitalares da rede pública do Distrito Federal. Foram realizadas setenta coletas de amostras de água nessas unidades e em seus respectivos reservatórios, no período matutino, entre fevereiro e abril de 2006. Foram feitas as determinações do Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais, coliformes fecais e enterococos. Não foi detectada a presença de coliformes e de enterococos em nenhuma amostra. Os dados obtidos evidenciam um diagnóstico favorável à saúde da população local, onde a ação conjunta dos órgãos de fiscalização com a empresa responsável pelo abastecimento de água do DF, corroborados pela implantação de medidas no controle de qualidade da água utilizada em cada unidade hospitalar foram determinantes para esse significativo resultado.

ASSUNTO(S)

coliformes hospital unit água-qualidade enterococos nutricao water quality unidade hospitalar enterococos hospitais coli forms distrito federal (brasil)

Documentos Relacionados