Qualidade da água subterrânea no espaço urbano do município de Pedras de Fogo PB: análise espacial das áreas de risco à saúde humana.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

As águas subterrâneas apresentam geralmente excelentes qualidades química, física e bacteriológica, sendo apropriadas para o consumo humano, na maioria das vezes, com apenas tratamento simplificado (cloração) e desempenham um papel fundamental no abastecimento público e privado em todo o mundo. No entanto, a utilização dessas águas sem qualquer tratamento prévio em uma malha urbana desprovida de esgotamento sanitário, caracteriza fator conjugado, que pode ser utilizado na construção de mapas, no sentido de detectar áreas de riscos à saúde da população pelo consumo de água de má qualidade. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo principal analisar espacialmente as relações entre a qualidade da água subterrânea, as condições de saneamento básico e a saúde da população da cidade de Pedras de Fogo PB. Justifica-se tal pesquisa pelo fato de que o uso de água subterrânea para consumo humano é elevado na cidade. Isso é verificado pelo grande número de poços freáticos existentes. Nesses poços chama a atenção o fato de não se ter controle de qualidade da água, nem na fase de perfuração e nem durante sua vida útil, expondo a população a riscos de contrair doenças, principalmente as diarréicas. Na metodologia de trabalho utilizou-se de técnicas de geoprocessamento, tendo sido desenvolvido um SIG, que conta com a base cartográfica contendo os quarteirões e os limites de Pedras de Fogo PB, representados por polígonos. A análise espacial das relações entre saúde e ambiente foi desenvolvida utilizando-se o programa ArcGIS 9.1. Para o posicionamento espacial dos poços, foram localizados e plotados 232 poços na área sob estudo, utilizando o GPS Etrex Garmim. Foi feita uma amostragem de qualidade da água utilizando-se 26 poços estrategicamente localizados, sendo associadas a dados confirmados de patologias de veiculação hídrica e a dados de saneamento, formando mapas de risco ambiental. A partir dos levantamentos de campo, das análises laboratoriais e interpretações realizadas, podese concluir que as relações existentes entre o uso de água subterrânea, os poços contaminados, os agravos em saúde, a área urbana sem esgotamento sanitário e a forma como a água é tratada nos domicílios caracteriza o espaço urbano de Pedras de Fogo com áreas de risco à saúde humana. Neste sentido, o presente trabalho aponta a situação de risco em contrair doença pelo uso de água de má qualidade em três áreas do espaço urbano de Pedras de Fogo: bairro da Mangueira, centro da cidade e loteamento Planalto, respectivamente. A construção desses mapas de risco mostra-se útil no auxílio do planejamento de ações de vigilância em saúde a nível local.

ASSUNTO(S)

underground water saúde e ambiente geoprocessamento vigilância em saúde Águas subterrâneas analyze space health e enviroment geoprocessing análise espacial surveillance in health engenharias

Documentos Relacionados