Qual o tratamento de uma recidiva de Granuloma Piogênico quando os dentes do local da lesão apresentam-se hígidos e vitais?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Não foram encontradas revisões sistemáticas comparando tratamentos para a recidiva de granulomas piogênicos bem como o tratamento dos dentes afetados.

A literatura considera o granuloma piogênico como uma resposta tecidual exuberante a uma irritação local ou trauma, apresentando predileção pela região gengival. A irritação e inflamação gengival que resultam da má higiene oral podem ser considerados fatores predisponentes para o desenvolvimento desta lesão em muitos pacientes. A maioria dos estudos tem mostrado uma prevalência maior em mulheres, possivelmente devido aos efeitos vasculares provocados pelas alterações hormonais.

O tratamento dos pacientes consiste em excisão cirúrgica conservadora subperióstica, devendo-se realizar análise histopatológica da lesão. Para as lesões gengivais, os dentes devem ser raspados, alisados e polidos a fim de remover os cálculos supra e sub gengivais, bem analisar a presença de outros fatores traumáticos locais. Algumas vezes, as lesões recidivam e são necessárias novas excisões cirúrgicas bem como nova intervenção para remoção dos fatores irritantes associados aos dentes envolvidos na lesão.

 

 

ASSUNTO(S)

saúde bucal dentista d82 doenças dos dentes/gengivas granuloma piogênico prevenção e controle do câncer

Documentos Relacionados