Qual o significado clínico do resultado de sorologia para Toxoplasmose IgG reagente e IgM não reagente obtido de recém nascido (RN) com história de mãe com IgG reagente e IgM não reagente no período pré-natal?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Caso tenha sido confirmado durante o pré-natal que o contato da mãe com Toxoplasma gondii tenha ocorrido previamente ao período gestacional, por meio da presença de anticorpos IgG reagente e IgM não reagente, não há a necessidade de investigar a sorologia do Recém Nascido (RN).

A presença isolada de IgG reagente e IgM não reagente no RN de mãe com IgG reagente e IgM não reagente com acompanhamento pré-natal indicativo de que a infecção/contato com o Toxoplasma gondii tenha ocorrido previamente ao período gestacional, não tem valor diagnóstico porque há transferência transplacentária da IgG materna.

Caso haja suspeita de toxoplasmose congênita, deve-se abrir mão da pesquisa de Anticorpos IgM e IgA no RN, ou mesmo através do PCR (sangue do cordão umbilical ou do RN).

 

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico médico a78 hanseníase e outras doenças infecciosas ne cuidado pré-natal toxoplasmose d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados