Qual o papel do Agente Comunitário de Saúde na orientação dos trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Segundo “

“, produzido pelo Ministério da Saúde, é papel, não exclusivo, mas também do Agente Comunitário de Saúde (grau D):

No que diz respeito às atividades de promoção à saúde, estas devem ser organizadas de acordo com a realidade local, uma vez que há um grande número de diferentes agrotóxicos utilizados no Brasil (em 2005 existiam no país 470 ingredientes ativos de agrotóxicos, 572 produtos técnicos e 1.079 produtos formulados no mercado nacional) e a maioria das pequenas propriedades rurais utiliza, simultaneamente, mistura de produtos com características químicas e toxicológicas diferentes.

Desta forma, o ACS deve procurar informar os agricultores de que os agrotóxicos podem causar os mais diversos tipos de problemas de saúde que vão desde intoxicações aguda que podem levar à morte até doenças pulmonares crônicas ou câncer, só para citar alguns exemplos. Atividades educativas voltadas para intoxicações por tipos específicos de agrotóxicos podem ser pensadas pela equipe de saúde, caso a mesma julgue necessário.

A abordagem quanto ao uso de agrotóxicos deve ocorrer no sentido de desestimular o seu uso, o que é possível a partir da utilização de outras tecnologias, ambientalmente mais saudáveis.

Na impossibilidade do abandono do uso de agrotóxicos, algumas orientações devem ser reforçadas pelos ACS aos produtores responsáveis pela aplicação:

 

 

ASSUNTO(S)

processo de trabalho na aps agente comunitário de saúde z05 problemas com as condições de trabalho exposição a praguicidas praguicidas d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais prevenção e controle do câncer

Documentos Relacionados